ClimaDestaque

Previsão do tempo: tendência de chuva para dez dias (17/04/2024)

Machadinho
Céu Limpo
18
30º – 18º
89%
1.41 km/h
30
ter
30
qua
28
qui
20
sex
24
sáb
Max. de Almeida
Céu Limpo
18
29º – 18º
90%
1.37 km/h
29
ter
29
qua
26
qui
19
sex
24
sáb

 

A Região Norte e áreas mais ao Norte do Nordeste do Brasil devem registrar os mais altos volumes de chuva no país na soma dos próximos dez dias, mas o Rio Grande do Sul pode ter acumulados altos também por dois novos episódios de instabilidade nesta segunda metade do mês de abril.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para dez dias a partir da rodada da 0Z desta terça-feira do modelo meteorológico europeu, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas. Como se observa no mapa, a chuva terá acumulados altos em diversos pontos do Norte, Nordeste e em parte do Sul.

 

A Região Norte segue no período mais chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

É o que se enxerga na projeção para os próximos dez dias em grande parte da região. Volumes altos de chuva são esperados no período mais em diversos pontos dos estados do Amazonas, Roraima e do Pará. No Amapá e Roraima, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai provocar chuva com acumulados excessivamente altos a extremos, o que no caso de Roraima é uma mudança de padrão em relação aos últimos meses secos que favoreceram muitas queimadas.

Na Região Nordeste, a tendência segue sendo de chuva expressiva mais ao Norte da região e com acumulados extremamente altos em alguns pontos por influência da ZCIT. Volumes excessivamente altos a localmente extremos devem ser observados no Norte do Maranhão, Piauí, Ceará e parte do Rio Grande do Norte.

Nas demais áreas do Nordeste do Brasil, a chuva tende a ser mais irregular em sua distribuição com pancadas isoladas associadas ao ar quente. Exceção de pontos da faixa litorânea entre a Bahia e o estado de Alagoas, onde pode chover por vezes fortes em cidades costeiras.

No Centro-Oeste do Brasil, a chuva deve cair com grande irregularidade e com baixos volumes na maioria das áreas. Onde mais deve chover na região é em locais perto da Amazônia, como o Norte do estado do Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul e em Goiás, a chuva deve ser mais escassa.

No Sudeste do Brasil, a chuva deve ter baixos volumes na maior parte da região na soma dos próximos dez dias. Onde mais deve chover no período é no Leste do estado de São Paulo, principalmente em costeiras. Em setores do Noroeste e do Norte de Minas, as precipitações tendem a ser muito escassas.

No Sul do Brasil, Santa Catarina e o Paraná devem ter chuva irregular e com acumulados baixos na maioria das cidades. Onde mais deve chover na região é no Rio Grande do Sul. Isso porque são esperados dois novos episódios de instabilidade. Uma nova frente fria no começo da semana que vem e em segundo evento de chuva mais perto do fim do mês, ao redor dos dias 25 a 27.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo