DestaqueMachadinhoNotíciasPolícia

Maus tratos a animais domésticos é tema de  encontro com Polícia Ambiental e entidades de Machadinho

Na manhã de terça-feira (26) na Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves de Machadinho, foi realizado um encontro entre alunos, entidades e o órgão de fiscalização ambiental, Patram de São José do Ouro. O propósito da reunião foi esclarecer dúvidas e conscientizar os jovens estudantes sobre as leis que regulamentam a proteção animal, bem como direitos e deveres do cidadão.

Durante a conversa foram apresentadas situações e reforçada a responsabilidade de cada tutor com os animais domésticos. O subcomandante da Patram de São José do Ouro,  Rodrigo de Matos (@rodrigor.dematos.3), que desempenha o trabalho de proteção ambiental, relata que a legislação atual penaliza os maus tratos e determina uma legislação específica para cães e gatos, podendo desencadear em dois anos a cinco anos de prisão. “Ter o animal em casa, sempre tenha cuidados porque o responsável é o tutor e qualquer problema é considerado maus tratos como se ficar doente e não levar ao médico, deixar amarrado com corda muito curta, sem água, sem alimentação e demais exemplos. Se considerados maus tratos pela Polícia Ambiental, será algemado, preso e responderá pelo crime de maus tratos” enfatizou Rodrigo relatando ainda que a questão do abandono e presença de animais nas ruas da cidade  é uma questão presente em todos os municípios e para isso há a orientação da construção de um canil municipal.

Com relatos de situações cotidianas, o Comandante da Corporação De Bombeiros Voluntários de Machadinho(@bombeirosvoluntariosmachadinho), Douglas Mendes da Silva(@douglasmendes_oficial), salienta que há um canal de comunicação entre a Corporação e o órgão ambiental de fiscalização, por isso é importante que cada cidadão tenha a responsabilidade de cuidar e proteger seu animal. “Quase todos os dias recebemos chamadas para atendimento de animais abandonados ou maltratados. Como está na lei não podemos ser coniventes com maus tratos e por isso se nos ligarem e nos informarem nós repassaremos a denúncia” disse Douglas.

A representante da Associação Amigos dos Animais de Machadinho – AAMA, Cleo Stringhi, relatou a preocupação com o abandono e maus tratos aos animais e diante desta realidade a iniciativa trouxe esclarecimentos aos estudantes e da mesma forma apresentado a projeto de castração animal proposto pela entidade. “Nós somos companheiros da Patram e ela tem nos auxiliado quando solicitado. Apresentamos o projeto de castração para os alunos e eles levarão a seus familiares o assunto mostrando que nem tudo é responsabilidade da associação” afirmou Cleo.

A AAMA possui um convênio com a Administração Municipal para cadastrar os animais para castração conforme proposta do projeto. Um dos critérios estabelecidos é a castração de animais que vivem nas ruas. Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas a comunidade pode procurar os membros da associação.

Fotos: Nagiba Aloana Theodoro

Por: Marceane Cátia Santolin Biscaro

ASSCOM Governo de Machadinho-RS

machadinho.rs.gov.br

facebook.com/governodemachadinho

instagram.com/machadinhors

twitter.com/MachadinhoRs

tiktok.com/@machadinhors

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo