Notícias

Fepam emite licença para início das obras de usina de etanol em Passo Fundo

Empreendimento tem investimento estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão e processará 525 mil toneladas de cereais por ano

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a licença que autoriza o início das obras da usina de etanol da Be8, a ser instalada em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Com investimento estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, a nova planta processará 525 mil toneladas de cereais por ano.

O empreendimento será destinado tanto à produção do biocombustível quanto à fabricação do farelo DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) – subproduto com potencial de uso na alimentação animal. O investimento também contempla ainda uma linha de produção de glúten vital – concentrado proteico obtido a partir da farinha de cereais.

A Licença de Instalação (LI) foi entregue a representantes da Be8 nesta quarta-feira, durante ato, em Porto Alegre, com a participação do presidente da Fepam, Renato Chagas; do diretor técnico da Fundação, Gabriel Ritter; da chefe do Serviço de Licenciamento de Atividades Industriais em Implantação (Selai), Annelise Pedroso; e da analista ambiental coordenadora da análise, Helena Petersen. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, agradeceu a cooperação do corpo técnico da Fepam durante o processo de licenciamento ambiental. “Essa data é superimportante para nosso projeto e, sendo assim, seguimos orgulhosos por cumprir mais esta etapa de liberação ambiental, que nos credencia a começar as obras que representam empregos e oportunidade viável de renda ao agricultor com a cultura de cereais de inverno”.

As primeiras atividades de terraplanagem devem começar até meados de junho. Conforme cronograma apresentado pela empresa, as obras devem durar aproximadamente um ano e meio. A nova fábrica tem previsão de entrar em operação em 2026, mas será necessária, ainda, a solicitação da Licença de Operação (LO) pelo empreendedor à Fepam, como última etapa do processo de licenciamento ambiental.

A licença concedida ao projeto da Be8 é a terceira LI emitida pela Fepam a usinas de etanol no estado. As demais estão localizadas em Santiago e Carazinho. Há, ainda, uma Licença Prévia (LP) emitida para Viadutos e uma solicitação de LP em análise junto ao órgão ambiental, prevista para o município de Júlio de Castilhos.

Autor: Correio do Povo Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo