ClimaDestaque

Chuva inunda cidades no Norte gaúcho e acende alerta para vários rios

Machadinho
Céu Limpo
17
28º – 17º
90%
1.36 km/h
28
seg
28
ter
27
qua
20
qui
25
sex
Max. de Almeida
Céu Limpo
17
27º – 17º
93%
1.34 km/h
27
seg
27
ter
26
qua
19
qui
24
sex
 

Chuva causou inundações no Norte gaúcho hoje de manhã | REDES SOCIAIS

Volumes perto e acima de 100 mm atingiram nas últimas horas cidades do Noroeste, do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul com alagamentos e inundações. Os mais altos volumes se deram em áreas próximas de Santa Catarina, especialmente em municípios do Médio e Alto Uruguai, Norte do Planalto Médio e mais ao Norte dos Campos de Cima da Serra.

Os maiores volumes de chuva registrados até o meio-dia pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) foram de 121 mm em Erechim, 117 mm em Vacaria, 85 mm em Morrinhos do Sul, 83 mm em Passo Fundo, 77 mm em Soledade, 76 mm em Fontoura Xavier e 72 mm em Caxias do Sul.

Já a rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia acusou até o meio-dia acumulados de 108 mm em Erechim, 100 mm em São José dos Ausentes, 93 mm em Frederico Westphalen, 89 mm em Palmeira das Missões, 88 mm em Cambará do Sul, 84 mm em Torres, 74 mm em Lagoa Vermelha e 73 mm em Serafina Corrêa.

A chuva, assim, atingiu em menos de 24 horas acumulados em alguns municípios do Norte gaúcho equivalentes a dois terços da média histórica do mês inteiro com marcas que ultrapassaram os 100 mm e que tendem a se elevar ainda mais à medida que segue chovendo na região.

 

Com os acumulados de chuva excessivos gerados por chuva por vezes forte a torrencial com volumes altos em curto período, várias cidades mais ao Norte do Rio Grande do Sul enfrentam transtornos neste sábado em consequência das intensas precipitações das últimas horas.

Em Cacique Doble, um dos municípios mais atingidos do Norte gaúcho, o Rio Carazinho que corta cidade, causa alagamentos atingindo ruas e invadindo as residências, deixando famílias ribeirinhas desabrigadas. Em Sananduva, por sua vez, caminhão caiu dentro do rio devido ao desabamento de uma ponte.

A MetSul reforça o alerta sobre os rios. Choveu muito nas últimas horas na cabeceira de quatro rios importantes do estado: Uruguai, Caí, Taquari e Jacuí. O Uruguai nasce na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, região onde mais choveu, o que vai levar a cheia no Médio Uruguai e na Fronteira Oeste.

Taquari e Caí têm suas nascentes nos Campos de Cima da Serra, onde choveu muito também. Altos volumes foram anotados na região de Passo Fundo, onde está a nascente do Jacuí. Jacuí, Taquari e Caí desaguam no Guaíba que receberá este grande volume de vazão em alguns dias.

 

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo