ClimaDestaque

Chuva de outubro na região ultrapassa 320 mm conforme dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia

Entidade aponta ainda que El Niño pode causar impactos na agricultura brasileira

Normalmente, em anos de El Niño, é comum observar o aumento da disponibilidade hídrica no centro-sul do Brasil, o que tende a beneficiar as culturas de grãos, como a soja e o milho primeira safra. No entanto, o excesso de chuva na Região Sul pode aumentar a umidade e a severidade de doenças em plantas, exigindo maior vigilância e cuidados no monitoramento e manejo das culturas.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia. No monitoramento do El nino, a intensidade tem variado de fraca a moderada, até o mês de agosto. No entanto, em setembro/outubro, as anomalias apresentaram valores indicando uma possível evolução para uma classificação mais intensa do fenômeno. Contudo, para consolidar essa classificação, é essencial que as temperaturas se sustentem nesse patamar elevado nos próximos meses.

Índices na região ultrapassaram os 320 mm no mês

E a chuva na região ultrapassou a média climatológica para o mês de outubro em mais de 125 milímetros. Ou seja, choveu 125 milímetros a mais de primeiro de outubro até hoje (19/10/23), do que a média climatológica de todo o mês. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia, com base na estação climatológica de Lagoa Vermelha, que abrange a região.

Lagoa Vermelha: média climatológica 198,2

Outubro de 2023 (até dia 17): 323 mm

Esse é o dado oficial. Porém, em pontos da região choveu mais de 400 milímetros no mês de outubro até agora, conforme monitoramentos e coletas de empresas particulares e produtores.

As chuvas já causam problemas nas culturas de inverno, além de danos em estradas vicinais e perímetro urbano.

Em curto prazo, segundo o INMET, na Região Sul, há previsão de acumulados de chuva significativos e maiores que 80 mm, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e sul do Paraná na semana de 24 a 31 de outubro.

Autor: Rádio Paotã Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo