Clima

Avião derrapa durante pouso sob chuva forte em Florianópolis

Machadinho
Scattered Clouds
22
25º – 21º
86%
1.39 km/h
25
dom
28
seg
28
ter
28
qua
21
qui
Max. de Almeida
Scattered Clouds
23
25º – 21º
82%
1.73 km/h
25
dom
27
seg
27
ter
27
qua
20
qui

 

 

Passageiros de um voo da Latam passaram por um grande susto na manhã de hoje no aeroporto de Florianópolis. Na aterrissagem, um avião da empresa derrapou na pista do Aeroporto Internacional de Florianópolis e passou das linhas de segurança.

 

Apesar do susto, a empresa e a administração do aeroporto informaram que todos os ocupantes da aeronave estão bem. Segundo a assessoria, o aeroporto ficará algumas horas fechado para decolagens e aterrissagens. Todos os voos estão cancelados ao menos até às 16h30.

 

A Latam, companhia aérea responsável pelo voo, informou em comunicado de imprensa que a aeronave Airbus A321 (PT-MXM) extrapolou os limites de pista no pouso do voo LA 3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) às 9h20 desta quarta-feira. “Todo o apoio necessário para o desembarque em segurança dos passageiros e tripulantes foi realizado”, afirmou em nota.

Embora não se possa vincular o incidente ao mau tempo, o que será apurado posteriormente pela investigação oficial que compete à Aeronáutica (FAB), a aeronave derrapou na pista em pouso sob chuva que por vezes era forte na capital catarinense.

 

Boletins do tempo do aeroporto, que na aviação são conhecidos como Metar, e são cruciais para a segurança de voo, indicavam chuva por vezes forte e com trovoadas no momento do pouso da aeronave da Latam.

Às 8h, a condição era de chuva leve (-RA no código Metar aeronáutico). Já às 9h, o metar de Florianópolis reportava chuva forte (+RA). Em metar especial, logo após, às 9h07, a informação passou a ser chuva forte com trovoadas (+TSRA). Em segundo metar especial, às 9h35, o dado era apenas chuva moderada (RA), o que se repetiu na informação das 10h.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofrem os efeitos de uma área de baixa pressão que dá origem a um ciclone e provoca chuva volumosa nos dois estados. Na manhã de hoje, na ilha, em Florianópolis, estações meteorológicas registraram quase 20 mm.

 

Autor: MetSul Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo