ClimaDestaque

Virada do mês trará sequência de episódios de chuva com altos volumes

Machadinho
Céu Limpo
25
25º – 22º
54%
3.46 km/h
24
sex
29
sáb
19
dom
22
seg
23
ter
Max. de Almeida
Céu Limpo
25
25º – 22º
57%
3.03 km/h
24
sex
28
sáb
18
dom
22
seg
22
ter

 

A MetSul Meteorologia alerta que esta virada do mês trará uma sequência de episódios de instabilidade no Sul do Brasil com altos volumes de chuva em parte da região e ainda a possibilidade de temporais isolados.

A instabilidade já tem início entre a tarde e a noite desta segunda-feira (29) com chance de chover até o fim do dia em pontos do Oeste e do Noroeste do Rio Grande do Sul, do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina e da Metade Oeste do Paraná.

Nesta terça-feira (30), a instabilidade aumenta muito no Sul do Brasil e chove na maior parte dos três estados da região. Já se espera chuva em alguns pontos na madrugada e de manhã, mas vai chover em muitos mais locais da tarde para a noite. Há risco de chuva isoladamente forte.

Na quarta-feira (1), a instabilidade diminui e o sol aparece com nuvens na maioria das localidades do Sul do Brasil, embora com momentos de maior nebulosidade. O tempo, porém, não vai estar firme e ainda sem projeta chuva isolada e passageira, sobretudo no Nordeste gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná.

Já na quinta-feira (2), a instabilidade persiste no Sul do Brasil. No território gaúcho, a chance de chover é maior em cidades do Oeste, Noroeste e do Norte do estado. Haverá chuva isolada em Santa Catarina e em maior número de localidades paranaenses.

Na sexta-feira (3), mais uma vez o tempo instável se faz presente. Chove em diversas regiões do Rio Grande do Sul, exceção de pontos mais ao Sul gaúcho, na maior parte do estado catarinense e no Oeste, Centro e o Sul o Paraná.

E não haverá melhora do tempo no próximo fim de semana. Isso porque no sábado (4) chuva isolada atinge os três estados da Região Sul com pancadas principalmente na Metade Norte gaúcha, em diferentes pontos de Santa Catarina e no Sul do Paraná.

No domingo (5), o tempo irá firmar no decorrer do dia nos estados catarinense e paranaense, entretanto uma frente fria começará a ingressar pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul com chuva até o fim do dia na maioria das regiões gaúchas. Essa frente ainda traz chuva na Metade Norte gaúcha na próxima segunda (6) e leva instabilidade a Santa Catarina e ao Paraná.

Projeção de volumes de chuva

A sequência de vários dias de chuva nos três estados do Sul do Brasil nestas últimas horas de setembro e na primeira semana de chuva vai trazer acumulados altos de precipitação em parte da região.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva acumulada neste fim de setembro e no começo de outubro no Sul do Brasil a partir de dados dos modelos canadense e do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

METSUL

METSUL

Como se observa nos mapas, a tendência é que chova mais no Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Centro-Sul do Paraná. Em vários  pontos destas áreas, a chuva deve ficar perto e acima de 100 mm no período com marcas em algumas localidades até de 150 mm a 200 mm nos próximos sete a dez dias, se não superiores isoladamente.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo