ClimaDestaque

Vendavais causam estragos no interior gaúcho e risco aumenta amanhã

Machadinho
Scattered Clouds
16
16º – 14º
100%
1.42 km/h
16
sex
15
sáb
13
dom
19
seg
21
ter
Max. de Almeida
Rain
16
16º – 14º
100%
1.83 km/h
16
sex
14
sáb
13
dom
18
seg
21
ter

 

 

Vendaval atingiu Santiago hoje de manhã | OLMIRO BRUM/SANTIAGO NEWS

A manhã foi de novos temporais no Rio Grande do Sul. Depois de um fim de semana em que tempestades de granizo causaram danos em 12 mil casas e prédios de cidades do Sul do estado, o vento foi a causa dos estragos registrados na manhã desta segunda em municípios do Centro e da Metade Norte gaúcha.

Vendaval registrado em Marau, no Norte gaúcho, ao redor das 9h de hoje, colocou abaixo as estruturas que estavam sendo montadas para a Expomarau que se realizará no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon.

As consequências do vendaval na cidade não se resumiram ao parque. Árvores foram derrubadas com a força do vento em diferentes pontos da localidade e a fiação elétrica também sofreu danos.

A comissão organizadora da feira divulgou uma nota informando que apenas danos materiais foram constatados, especialmente na estrutura da Vila Gastronômica, que estava sendo montada. Os organizadores enfatizaram que a equipe já está solucionando os problemas e a programação do evento, entre 11 a 15 de outubro, não terá alterações, destacou a emissora parceira Rádio Vang.

No Centro gaúcho, vendaval em Santiago com chuva forte derrubou uma árvore na rua General Neto,  próximo ao posto Damian. A Guarda Municipal foi acionada. De acordo com o portal Santiago News, houve ainda queda de granizo em pequena quantidade. Uma marcenaria teve parte do telhado arrancada pela força do vento. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no município registrou rajadas de quase 80 km/h.

Intensas áreas de instabilidade se formaram na manhã de hoje entre o Oeste, o Centro e o Nordeste gaúcho na faixa de transição entre uma massa de ar frio que trazia 7ºC no Sul gaúcho e temperatura superior a 20ºC no Noroeste do estado. Veja nas imagens de satélite como as nuvens carregadas avançaram durante a manhã.

Imagem de satélite das 8h de hoje | METSUL

Imagem de satélite das 9h de hoje | METSUL

Imagem de satélite das 10h de hoje | METSUL

Imagem de satélite das 11h de hoje | METSUL

O risco de temporais segue. A maior preocupação é com o dia de amanhã, quando baixa pressão profunda estiver em migração do Oeste para o Leste entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, gerando chuva intensa em várias regiões gaúchas e temporais.

O pior da instabilidade nesta terça se dará mais no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho com chuva muito forte, capaz de gerar alagamentos e inundações. Haverá pontos que em menos de três horas a chuva pode exceder 50 mm. Várias cidades devem ter só amanhã volumes perto ou acima de 100 mm com 100 mm a 150 mm em alguns locais.

A MetSul adverte ainda para o perigo de tempestades fortes a severas nesta terça no Rio Grande do Sul e no Sul e Leste de Santa Catarina com o aprofundamento da baixa pressão que dará origem a um ciclone posteriormente no oceano na quarta.

 

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo