
Volumes altos de chuva devem atingir parte do Sul do Brasil na quinta-feira com previsão de as precipitações mais volumosas atingirem o estado do Paraná, sobretudo o Oeste e o Sul paranaense.
Nesta quarta-feira, o tempo firme predomina nos três estados do Sul do Brasil. No final do dia, áreas de instabilidade começam a ingressar pelo Oeste do Paraná a partir do Paraguai.
A instabilidade aumenta é na quinta-feira, quando chove em quase todo o Paraná e com acumulados localmente altos no decorrer do dia. Alguns pontos podem ter volumes perto e acima de 100 mm, em particular no Sul e no Sudoeste paranaense.
A chuva pode atingir ainda na quinta, embora não haja consenso do modelos, áreas principalmente do Oeste, Meio-Oeste e do Norte do estado de Santa Catarina assim como poucos pontos do Médio e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira, a instabilidade persiste com abundante nebulosidade, chuva e garoa no Paraná. A instabilidade será maior no Norte e no Leste paranaense, especialmente entre a madrugada e de manhã.
Da tarde para a noite, a chuva ainda atinge pontos do Paraná na quinta, mas começará a enfraquecer e parar em diferentes cidades, inclusive com chance de períodos com melhoria à tarde.
Os mapas mostram as projeções de chuva acumulada em 72 horas até às 9h da manhã da sexta do modelo de alta resolução WRF inicializado com os modelos europeu e norte-americano.
A tendência, assim, é de a chuva se concentrar mais entre quinta e sexta no estado do Paraná, onde os volumes localmente podem ser altos e com risco de temporais isolados.
Já no Rio Grande do Sul, a grande maioria das cidades não deve ter registro de precipitação até o fim desta semana. Nos locais em que houver precipitação, e não serão numerosos, os volumes em geral devem se baixos ou ínfimos.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER