
Na tarde de segunda-feira (19) foi realizado um encontro com lideranças políticas regionais, organizações sociais, autoridades e convidados no município de Sananduva/RS para apresentar o recebimento de recurso financeiro no valor de R$ 1.800.000.00 (um milhão e oitocentos mil) destinado através do Governo Federal para o suporte de início de atendimento da Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Beneficente São João, localizado no mesmo município.
O evento marca uma nova fase de atendimento em saúde para os 19 municípios da região, com uma população estimada em 130 mil habitantes. Conforme o presidente da instituição hospitalar, Roberto Testa, “O momento é de orgulho e grande compromisso de fazer a UTI funcionar. Um projeto de vários anos de trabalho e esse recurso permite a viabilidade e execução” destacou Roberto.
Para o Tiago Antonietti, Diretor administrativo do Hospital São João, o projeto que teve início em 2020 com diferentes fases, agora marca uma nova etapa. “Sabemos que uma UTI transforma um hospital e melhora a logística para os usuários. Buscamos trabalhar com qualidade e comprometimento e isso só agrega os avanços conquistados” mencionou Tiago.
A destinação do recurso contou com a indicação do Deputado Federal Dionilso Marcon (PT) que na oportunidade foi representado pelo assessor, Elton Dalmoro. Nas considerações, Elton manifestou sua satisfação em estar atendendo uma demanda regional tão grande e compreender um projeto tão significativo que fará toda a diferença e melhorará o atendimento em saúde.
O encontrou contou com a presença de líderes políticos locais e regionais. O presidente do Partido dos Trabalhadores de Machadinho, Volnei Carpes, que participou das iniciativas de reinvindicação para a indicação de recursos, destacou que a sensibilização e necessidade de recursos para a saúde foi atendida. “Esse aporte é muito importante e para isso criamos um movimento de destinação de recursos para o Hospital referência. Desde 2010 fomentamos o convênio de municípios com o Hospital São João e com isso fortalecemos a referência de Hospital regional.” Disse Volnei afirmando ainda que a UTI agora é uma realidade.
Cabe destacar que a UTI já está edificada e em processo final de instalação. De acordo com o plano de ação, o recurso recebido através do Governo federal, garantirá o funcionamento da Unidade pelo período de aproximadamente quatro meses. A expectativa e projeção é de que na segunda quinzena do mês de janeiro de 2024 a Unidade passe a operar.
Atualmente o Hospital Beneficente São João possui 200 funcionários vinculados a instituição, mais 42 médicos e mais de 20 profissionais de apoio no processo de atenção ao paciente. Ao todo 150 mil pacientes são atendidos com uma média de 15 mil atendimentos ao mês.
Ouça a entrevista: