ClimaDestaque

Último dia do verão terá sol, chuva forte e temporais no Sul e no Sudeste

Machadinho
Scattered Clouds
20
20º – 20º
96%
1.84 km/h
28
qua
22
qui
21
sex
23
sáb
23
dom
Max. de Almeida
Scattered Clouds
19
19º – 19º
97%
1.53 km/h
27
qua
21
qui
21
sex
23
sáb
23
dom

 

 

 

O verão astronômico terá nesta quarta-feira o seu último dia, uma vez que às 6h01 da quinta-feira começará oficialmente o outono como o equinócio. O último dia da estação no Centro-Sul do Brasil terá chuva em alguns estados e tempo firme em outros.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada para esta quarta-feira no Centro-Sul do país, de acordo com a últimas rodada disponível do modelo meteorológico alemão Icon.

Ar mais seco impulsionado por um ciclone extratropical no Atlântico Sul e distante do continente vai garantir tempo firme na maior parte do Sul do Brasil.

O sol aparece nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, embora acompanhado de nuvens na grande maioria das localidades dos três estados da região.

Não chove neste último do verão na esmagadora maioria dos municípios do Sul do Brasil. Onde pode chover é em pontos isolados do Norte e do Leste do Paraná e de forma isoladíssima no Leste catarinense.

Grande parte das cidades dos três estados do Sul deve ter entre 27ºC e 30ºC no último dia do verão, mas a temperatura se eleva mais em localidades da Metade Oeste gaúcha, do Oeste catarinense, e do Oeste e do Norte do Paraná.

Nestas regiões, as máximas devem ficar no geral entre 31ºC e 33ºC, não se descartando que um ponto ou outro possa alcançar 34ºC ou mais durante a tarde.

No Sudeste do Brasil, ao contrário, o último dia do verão será marcado pelo tempo muito instável e com risco de transtornos em algumas cidades por chuva forte e temporais.

Apesar de o sol aparecer com nuvens em diversos pontos, ao menos em parte do dia, muitas nuvens devem cobrir o Sudeste do Brasil nesta quarta-feira.

Chove já entre a madrugada e de manhã em diversos pontos do Sudeste, mas será entre a tarde a noite que a instabilidade aumenta e cresce o risco de temporais de verão.

Chove nesta quarte em muitas cidades do estado de São Paulo, especialmente do Centro para o Norte do território paulista, em pontos da costa e da Grande São Paulo e ainda no Vale do Paraíba.

Chove ainda em grande número de locais do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e ainda do Centro-Sul de Minas Gerais, assim como no Triângulo Mineiro.

A MetSul Meteorologia alerta que estas áreas têm alto risco de chuva localmente forte a intensa e de tempestades localizadas com raios, vento forte e queda de granizo.

Advertimos para um risco aumentado de chuva forte e de tempestades no Vale do Paraíba em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Sul de Minas e no Espírito Santo. O Rio de Janeiro, em especial, merece atenção pelo risco alto de chuva localmente volumosa e de temporais.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo