Clima

Tragédia pela chuva no Espírito Santo ainda afeta milhares de pessoas

Machadinho
Céu Limpo
18
28º – 17º
96%
1.46 km/h
28
sáb
26
dom
30
seg
30
ter
21
qua
Max. de Almeida
Céu Limpo
17
27º – 17º
97%
1.44 km/h
27
sáb
26
dom
29
seg
29
ter
21
qua

 

 

Chuva extrema causou inundação catastrófica com vítimas no município capixaba de Mimoso. Intensas precipuitações deixaram 28 mortos no Sudeste do Brasil. | GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO/DIVULGAÇÃO

O desastre pela chuva que se abateu no estado do Espírito Santo no final da semana que passou foi o maior no Sudeste do Brasil por intensas precipitações desde a tragédia pela chuva no Litoral Norte de São Paulo, em 18 de fevereiro de 2023, que matou 66 pessoas. No Brasil, desde as inundações catastróficas do Vale do Taquari (RS), em setembro do ano passado, com saldo de mais de 50 vítimas, a chuva não deixava tantas perdas humanas.

As fortes chuvas deixaram 20 mil pessoas fora de casa no Espírito Santo desde o fim de semana. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, foram registradas 20 mortes. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, no último domingo, situação de emergência em 13 municípios.

Foram registradas inundações e ruas alagadas, com prejuízos para casas e comércios. Em seis cidades, as pessoas tiveram que sair das residências. O município mais afetado é Mimoso do Sul. Na cidade, são 10 mil desalojados, 100 desabrigados, 18 mortos e uma pessoa desaparecida.

Os moradores publicaram nas redes sociais vídeos que mostram as ruas alagadas. Num deles, é possível ver a área no entorno do prédio da prefeitura tomada pelas águas, com carros e um trator quase totalmente cobertos. “É uma coisa fora do normal”, disse uma moradora.De acordo com levantamento do governo capixaba, vão ser necessários R$ 743 milhões para reconstrução de casas, ruas e rodovias. O mesmo episódio de chuva extrema, que foi ostensivamente alertado pela Meteorologia, deixou oito mortos no estado do Rio de Janeiro. (Com informações da Agência Brasil)

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo