ClimaDestaque

Temporais já causam prejuízos no Rio Grande do Sul

Machadinho
Scattered Clouds
12
24º – 12º
98%
1.2 km/h
24
dom
24
seg
25
ter
27
qua
21
qui
Max. de Almeida
Scattered Clouds
12
24º – 12º
98%
1.42 km/h
24
dom
24
seg
25
ter
27
qua
20
qui

 

Tempestade causou danos em lavouras entre Sinimbu e Gramado Xavier | DIVULGAÇÃO/JORNAL SERRANO

O pior dos temporais está previsto para esta quinta-feira no Rio Grande, quando várias cidades podem ter chuva forte e vendavais pela instabilidade associada à formação de um ciclone, mas como a MetSul Meteorologia, já nesta quarta-feira poderiam se dar alguns temporais isolados.

E foi o que ocorreu. Com o ar quente e úmido, fortes áreas de instabilidade localizadas se formaram sobre o Rio Grande do Sul com episódios de chuva forte a intensa isolados e com rajadas de vento.

À tarde, um forte temporal com chuva intensa, vendaval e queda de granizo atingiu a localidade de Estância Schimidt, na zona rural do município de Sinimbu. De acordo com relatos de agricultores que medem a chuva em suas propriedades, ouvidos pelo jornal Serrano, chegou a chover até 130 mm em apenas duas horas.

A meteorologista da MetSul Estael Sias explica que estas formações isoladas geradas pelo ar quente, úmido e muito instável são capazes de provocar volumes localizados de chuva extremos em curtos períodos com alagamentos e inundações repentinos.

A chuva intensa do temporal causou estragos nas lavouras e estradas da região. Já as pedras de granizo atingiram uma faixa entre Sinimbu e o município de Gramado Xavier com danos em lavouras de fumo, milho e outras culturas.

Produtores narram que já tinham começado a colheita em uma parte das lavouras, mas que agora o prejuízo será grande. “Ainda não calculei os prejuízos, mas foi muito, temos o seguro, mas mal cobre as despesas, no entanto, temos que agradecer, pois as estruturas como casas e benfeitorias de trabalho, assim como as pessoas foram poupadas”, contou um produtor.

A formação de um ciclone nesta quinta no Uruguai derrubará a pressão atmosférica no Rio Grande do Sul a valores baixíssimos e críticos para tempo severo, organizando uma linha de instabilidade que vai avançar pelo estado com chuva e temporais.

É alto o risco de chuva localmente forte com alagamentos e de temporais fortes a severos com vendavais. O maior risco é de vento forte com as tempestades que podem trazer rajadas perto e acima de 100 km/h em alguns pontos. Antes da chegada da linha, várias cidades podem ter rajadas fortes de vento Norte quente e seco com calor.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo