ClimaDestaque

Tempestade linear traz risco de tornados e microexplosões ao RS

Tempo severo nesta sexta pode incluir fenômenos extremos de vento isolados

Áreas de instabilidade intensas associadas à formação de um ciclone nesta sexta-feira, 7, trazem risco de fenômenos severos localizados de vento, como microexplosões e mesmo de formação de tornados, no Rio Grande do Sul.

A atmosfera estará extremamente instável durante esta sexta-feira com centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. Esse cenário vai desencadear a formação do ciclone extratropical. A tendência é de formação de uma linha de instabilidade, com um alinhamento de células de tempestade em que algumas podem ser supercélulas, capazes de gerar fenômenos severos muito isolados de vento. O alerta é da MetSul Meteorologia.

O maior risco de tempo severo por efeito da formação do ciclone será justamente onde passar a linha de instabilidade, isso inclui o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul.

Uma linha de instabilidade nada mais é que uma faixa alongada de nuvens de tempestade que se forma na atmosfera em resposta a um forte contraste entre massas de ar, geralmente, ar quente e úmido e ar frio e seco, que pode se estender por centenas de quilômetros. É justamente o que se espera nesta sexta-feira com uma massa de ar frio pelo Nordeste da Argentina, impulsionado pela baixa pressão, enquanto na dianteira da linha haverá o ingresso de ar quente no Sul do Brasil, especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná.

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo