ClimaGeral

Sol predomina no RS, com máximas próximas de 30ºC neste sábado

O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez neste sábado. Nuvens esparsas vão aparecer pelo Estado no decorrer do dia. Com o aquecimento, pancadas isoladas de chuva devem ocorrer da tarde para a noite em pontos do Oeste e do Noroeste, mas em poucos municípios e sem maiores efeitos na estiagem.

O tempo aberto e seco da madrugada proporciona um amanhecer frio para essa época do ano em diversas cidades da Serra, até com mínimas de um dígito em algumas cidades. A tarde, o calor deve ser mais intenso na Metade Oeste gaúcha.

As mínimas podem chegar a 8°C em São José dos Ausentes e a 15ºC em Bagé. Já as máximas atingem 33ºC em Santa Rosa e 35ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 18ºC e 28ºC. No litoral Norte, previsão de marcas entre 18ºC a 26ºC.

Calor extremo

São crescentes os indicativos de que uma onda de calor de grandes proporções deva atingir o centro da América do Sul na próxima semana. Todos os modelos numéricos analisados sugerem o episódio de temperatura muito acima do normal.

No melhor cenário, conforme as simulações feitas por supercomputadores, a onda deve ser muito intensa a extrema. No pior, o evento de calor atinge magnitude sem precedentes em várias localidades com temperatura jamais vista e valores de máximas praticamente inconcebíveis diante do histórico da região. É o caso do modelo norte-americano GFS que há dois dias projeta máximas de 45ºC a 50ºC para uma extensa área da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

É muito possível que o modelo GFS dos Estados Unidos esteja superdimensionando o calor ao prever valores tão absurdamente fora do normal. Mas o modelo europeu, que é considerado o melhor entre os globais do mundo, também indica uma feroz onda de calor, apenas com máximas menos extremadas que o norte-americano. Para a região de Buenos Aires, o europeu indica 42ºC a 43ºC. Para a área de Uruguaiana, 43ºC a 44ºC. Para a região de Porto Alegre, 40ºC a 42ºC. A expectativa é de que esses extremos ocorram entre os dias 13 e 15.

Máximas históricas do RS

  • recorde de Porto Alegre: 40,7ºC, em 1º de janeiro de 1943 – um décimo à frente dos 40,6ºC registrados em 6 de fevereiro de 2014
  • recorde do Rio Grande do Sul: 42,6ºC, em 19 de janeiro de 1917 (Alegrete) e 1º de janeiro de 1943 (Jaguarão)
  • recorde do Brasil: 44,8ºC, em 4 e 5 de novembro de 2020 (Nova Maringá, Mato Grosso)
  • recorde da América do Sul: 48,9ºC em 11 de dezembro de 1905 (Rivadavia, Argentina).

Autor: Rádio Guaíba

Botão Voltar ao topo