Sexta-feira de instabilidades

esta sexta-feira (28/07) o padrão de chuvas sobre o Brasil, segue um comportamento característico do inverno. As instabilidades se organizam sobre a região sul, leste do Nordeste e no extremo norte do território nacional. Porém, a região sul terá uma grande variação nas condições de tempo ao longo do dia. Pois o dia começa com o tempo firme, e as instabilidades surgem ao longo da segunda metade do período.
Já na região nordeste, especificamente o leste da Bahia, vem enfrentando uma sequência de dias úmidos e chuvas intermitentes. Apesar disso, as áreas de café terão tempo propício para as operações em campo.
No interior do Brasil, a condição é de tempo extremamente quente e seco – até mesmo para os padrões da época do ano. Por um lado, isso vem contribuindo com o avanço da colheita do algodão, milho e trigo. Mas vem dia-a-dia deteriorando as condições das pastagens e diminuindo a disponibilidade de água no solo.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte
O tempo seco segue dominando o tempo na região, limitando as chuvas apenas no extremo norte do Amazonas, Roraima, Baixo Amazonas no Pará e Amapá. Mesmo com as chuvas ocorrendo nesta estreita faixa, os volumes previstos são inferiores à média histórica. O tempo seco também agrava a situação de áreas que estão com um grande número de focos de incêndios, como em grande parte do Tocantins, Nordeste do Pará e norte de Roraima.
Região Nordeste
Seguindo com um comportamento muito semelhante aos dias anteriores, as chuvas devem ocorrer de forma intermitente em áreas do leste do Nordeste, sobretudo no leste baiano. Apesar disso, o tempo segue propício para as operações nas lavouras de café ao sul da Bahia. Já nas demais localidades, as condições são de tempo seco e quente, com destaque para as temperaturas e os índices de umidade no Piauí.
Região Centro-Oeste
O tempo seco e quente deve predominar em quase toda a região, com exceção apenas do sul do Mato Grosso do Sul, onde algumas instabilidades podem surgir entre a tarde e noite. Por outro lado, o destaque da região fica para as temperaturas extremas no sul do Mato Grosso, onde os registros podem superar os 37°C com umidade perto ou abaixo dos 20%. Essa condição contribui com as operações de colheita,mas vem agravando a situação hídrica da região.
Região Sudeste
De maneira geral, o sudeste terá o predomínio de tempo seco e firme, com exceção apenas do sul de São Paulo. O amanhecer terá registros mais amenos (10 a 15°C), mas são valores acima da média para o período. Com a forte presença do Sol, as temperaturas entram em rápida elevação no período da tarde, onde os registros podem superar os 34°C. Além disso, os índices de umidade podem baixar de 2% em áreas do noroeste paulista e Triângulo Mineiro.
Região Sul
A sexta será marcada por uma grande variação no tempo sobre a região. O dia deve começar com o tempo limpo na maioria dos setores, mas com a chegada de um sistema de baixa pressão, as instabilidades devem ganhar força na segunda metade do dia. Essas chuvas podem ser localmente fortes, acompanhadas de trovoadas e queda de granizo. Contudo, não são esperados grandes volumes de chuva. O dia também começa com registro de frio, especialmente na metade sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*
Autor: Agrolink
#destaquenews #rural #agricultura #agroépop
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER