
A semana vai terminar com extremos de temperatura e umidade no Brasil com frio abaixo de zero em algumas áreas do Sul e do Sudeste enquanto no Centro do país haverá pontos com máximas acima de 35ºC. Massa de ar muito seco cobre o Centro do Brasil com umidade de deserto em muitas cidades entre o Centro-Oeste e o Sudeste.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira por conta de um centro de alta pressão associado a uma massa de ar frio com 1.030 hPa, localizado na província de Buenos Aires, na Argentina. Nuvens baixas, nevoeiro e neblina são esperados em vários pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho na madrugada e de manhã. No decorrer do dia, o sol aparece com nuvens na maior parte do estado. Alguns pontos, como do Alto Uruguai e do Noroeste, podem ter céu claro.
O dia começa frio e com geada na Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra, onde são esperadas marcas perto de 0ºC e até negativas em baixadas. A tarde será agradável com máximas mais altas que nesta quinta, perto e ao redor de 20ºC na maior parte dos municípios gaúchos.
Em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece na maioria das localidades, mas no Leste dos dois estados haverá mais nuvens com momentos de céu nublado a encoberto em algumas cidades. Pode até chover e garoar em pontos do Nordeste catarinense e da costa e da região da Serra do Mar no Paraná. Mais a Oeste, amplos períodos de céu claro. Mínimas perto de 0ºC e até negativas em baixadas são possíveis no Planalto Sul Catarinense e na região paranaense de Palmas.
No Centro-Oeste do Brasil, o sol aparece em todos os estados da região com amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade. Faz frio cedo ainda com mínimas de um dígito em diversos pontos do Mato Grosso do Sul, mas aquece rapidamente com o sol e a haverá uma grande amplitude térmica. Faz calor no Mato Grosso, no Norte do Mato Grosso do Sul e em grande parte de Goiás com máximas em vários locais entre 32ºC e 35ºC.
No Sudeste do Brasil, o sol aparece em quase toda a região. Por efeito de vento úmido que vem do mar com uma frente fria no Atlântico, maior nebulosidade com chuva e garoa é prevista para o Leste de São Paulo e pontos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No restante do Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo, céu claro ou com escassa nebulosidade.
Faz frio ainda pelo ar seco nas regiões serranas da Mantiqueira, no Sul mineiro, e com possibilidade de marcas negativas em baixadas. Já a tarde será quente no Norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Noroeste de Minas Gerais com máximas superiores aos 30ºC.
O ar estará muito seco em grande parte do Centro-Sul do Brasil, exceção da Região Sul e partes próximas da costa no Sudeste. O ar estará por demais seco no Centro-Oeste, onde em alguns pontos a umidade à tarde deve cair abaixo dos 10%, logo em níveis de deserto. Nesta quinta, a umidade caiu a 8% em Ituverava (SP) e em Santo Antônio do Leste (MT).
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER