
A MetSul Meteorologia alerta para uma nova rodada de forte instabilidade no Rio Grande do Sul com risco de chuva localmente forte a intensa e temporais isolados nesta quarta-feira, dois dias depois dos temporais que causam destruição, sobretudo na região de Porto Alegre.
Por que a nova rodada de instabilidade? Uma área de baixa pressão, que favorecerá a instabilidade, vai avançar de Oeste para Leste nesta quarta-feira do Uruguai para o Rio Grande do Sul.
Uma vez sobre o Sul gaúcho, a tendência é de a área de baixa pressão atmosférica se intensificar com a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical, ou seja, nuvens carregadas.
O que pode ocorrer nesta nova rodada de instabilidade? De acordo com a previsão da MetSul, o centro de baixa pressão deve provocar chuva na maior parte do Rio Grande do Sul e que em alguns pontos pode ser volumosa.
Há risco de chuva por veze forte a intensa com possibilidade de altos acumulados em curto período, o que pode provocar alagamentos em áreas urbanas.
Além da chuva, há possibilidade ainda de temporais isolados com raios, granizo isolado e vento forte em alguns pontos com rajadas, em média, de 60 km/h a 80 km/h.
Quando se espera a chuva e os temporais? Já choveu em parte do Rio Grande do Sul hoje, mas instabilidade maior é indicada para esta quarta-feira.
Os dados apontam que a instabilidade será maior nesta quarta-feira na madrugada e de manhã no Oeste e no Sul gaúcho, mas, especialmente, no Sul do estado pela maior proximidade com o centro de baixa pressão.
Da tarde para a noite, a instabilidade atinge as demais áreas do estado que ainda não tiverem chuva entre horas da madrugada e da manhã, como mostram os mapas do modelo europeu.

METSUL

METSUL
Há risco de novo temporal intenso em Porto Alegre? Os dados não sugerem vendaval com a força da segunda-feira porque, diferentemente de dois dias antes, a temperatura não vai estar tão alta.
A capital e região, entretanto, tem possibilidade de chuva por vezes moderada a forte no decorrer do dia e que pode em alguns momentos ser acompanhada de rajadas de vento, apenas que não com força destrutiva como na segunda.
Só o Rio Grande do Sul terá instabilidade? Não. Os dados analisados apontam que a baixa pressão favorecerá instabilidade também em Santa Catarina e no Paraná nesta quarta, especialmente da tarde para a noite.
Há risco de chuva isolada de forte intensidade nesta quarta nos territórios catarinense e paranaense com possibilidade de tempestades localizadas de forte intensidade.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER