
Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, a chuva aumenta em parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil nesta semana, especialmente em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. No Norte a Zona de Convergência Intertropical comanda o regime de chuva.
O canal primário da umidade da Amazônia que regula a chuva em todo o território Nacional estará oscilando entre o Sul e o Centro do país. Em contrapartida na maioria dos dias estará mais presente entre o Centro Oeste e Sudeste e por isso a chuva aumenta nessas áreas.
No Sudeste os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito irão registrar os maiores acumulados com projeção de volumes altos. Destacamos a metade Sul de Minas Gerais incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte e o Triângulo mineiro, a região serrana fluminense e o sul capixaba que poderão ter entre 100 e 150 mm em apenas 7 dias. Na faixa Norte de São Paulo poderá chover forte em alguns dias com volumes ao redor de 50 a 100 mm.
No Centro Oeste a irregularidade na distribuição da chuva será grande nesta semana. Os volumes mais altos de chuva deverão ocorrer no Leste de Goiás e no Distrito Federal e parte Norte de Mato Grosso. Nessas áreas poderá chover em torno de 100 mm com até 150 mm em pontos isolados. O oeste de Mato Grosso do Sul também poderá chuva perto de acumular 100 mm em alguns pontos.
No Nordeste a chuva diminui muito nesta semana e será o setor do país que terá os menores volumes de chuva. Entre a área central da Bahia e o interior de Alagoas, Sergipe, Paraíba e Pernambuco praticamente não chove a semana inteira. Já no Oeste da Bahia, interior do Maranhão e Piauí a chuva ocorre com grandes discrepâncias de acumulados irão oscilar entre 5 a 100 mm.
O Norte do país terá a influência da ZCIT, sobretudo, entre o Amapá e o Pará com projeção de acumulados altos nessas áreas. Entre o Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre a chuva não será homogênea, mas em linhas gerais os volumes deverão somar em média 100 a 150 mm. Em Tocantins deverá chover em torno de 50 a 75 mm na maior parte do Estado.
No Sul do Brasil a escassez de chuva tem sido grande desde os meses de verão, sobretudo, no Rio Grande do Sul. A semana terá mais umidade com muitos dias em que as nuvens estarão presentes aumentando as chances de chuva. A previsão é de chuva irregular e mal distribuída. Na primeira metade da semana a chuva será mais presente entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. No final da semana tende a chover mais entre o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER