Geral

RS tem queda de crimes em abril de 2025, mas feminicídios disparam

Número de feminicídios saltou de um em abril de 2024 para 11 no mesmo mês em 2025; onda de casos no feriado de Páscoa motivou aumento

O governo do Estado divulgou nesta terça-feira os indicadores criminais no Rio Grande do Sul em abril. O crime de feminicídio registrou alta, passando de 1 caso em abril de 2024 para 11 casos em abril deste ano. Um dos motivos que fizeram com que o crime de gênero tivesse um aumento foram os casos registrado no feriadão de Páscoa e Tiradentes, quando dez mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros.

O número de crimes foi tão alarmante, que culminou com a saída do chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, que pediu aposentadoria. Os outros crimes registraram queda em abril, sendo, de acordo com o governo do Estado, os menores índices de criminalidade em toda a série histórica, iniciada em 2010. Os números dão sequência à melhora nos indicadores de segurança no RS.

Os dados foram registrados entre 1° e 30 de abril e publicados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) ontem. Houve uma diminuição de 67% nos crimes de latrocínio, com apenas uma ocorrência registrada em relação ao mesmo período do ano anterior. Os homicídios dolosos tiveram queda de 33%, passando de 117 vítimas em 2024 para 78 em 2025. O total de crimes violentos letais intencionais caiu 20%, de 138 para 111 vítimas.

Os crimes contra o patrimônio também seguem diminuindo. Nenhuma ocorrência bancária foi observada no período. Outra queda expressiva foi no número de roubos em transportes coletivos, que passou de 39 para 21, uma retração de 46%. Os roubos a pedestres caíram 34%, de 1.485 para 982 casos.

O RS também registrou queda no número de abigeatos, de 253 para 211 ocorrências, queda de 17%. Por sua vez, o roubo de veículos caiu 12%, de 187 para 165 casos.

Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo