Esportes

Retrospectiva do Grêmio em 2023

O Grêmio acabou o ano sendo campeão Gaúcho, vice-campeão do Brasileirão, semifinalista da Copa do Brasil e com vaga direta na Libertadores 2024.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Existia uma preocupação por parte da torcida gremista em relação ao que seria a temporada de 2023, pois o time estava retornando da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, o que ocorreu foi algo que ninguém estava esperando: contratação do Suárez, campeão Gaúcho, vice-campeão do Brasileiro, semi-finalista da Copa do Brasil. No próximo ano, o Tricolor estará em busca do tetracampeonato da Libertadores.

Eleição 

O torcedor mais entusiasmado deve lembrar que a temporada deste ano começou antes mesmo da virada de 2022 para 2023. No final daquele ano, após a eleição tricolor, as informações que dominavam os veículos de comunicação eram sobre a chegada de um novo centroavante: Luis Suárez.

O centroavante foi oficialmente apresentado pelo clube em 4 de janeiro de 2023, na Arena, em Porto Alegre. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Em 31 de dezembro de 2022, Suárez era anunciado pelo Grêmio através de suas redes sócias para a loucura da torcida gremista. Naquele momento, o ex-camisa 9 tinha assinado um contrato com o clube por duas temporadas.

Campeonato Gaúcho 

Sem a Libertadores da América, o Grêmio iniciou o ano focado no Gauchão. Além de buscar um título para se reerguer, o clube ainda pretendia manter sua atual hegemonia. No desfecho do estadual, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi conquistou o hexacampeonato e começou o ano com um título ao vencer o Caxias.

Grêmio se sagrou hexacampeão e na temporada de 2024 pode virar heptacampeão.
(Foto: Reprodução/Grêmio)

Além disso, na estreia da temporada e na estreia de Suárez, o Tricolor venceu o São Luiz e sagrou-se campeão da Recopa Gaúcha.

Copa do Brasil 

Um dos maiores vencedores da competição de mata-mata nacional, o Grêmio botava todas as suas esperanças e, por um momento, até chegou acreditar depois de vencer o Cruzeiro no estádio Mineirão.

O Grêmio venceu por 1 a 0, com gol de Villasanti.
(Foto: Reprodução)

O problema encontrado foi quando pegou uma das suas maiores pedreiras nos últimos anos: o Flamengo. O Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil ao sofrer uma derrota para o Flamengo, desta vez por 1 a 0, no Maracanã, após levar 2 a 0 no jogo de ida, na Arena.

O curioso deste jogo final é que o clube gaúcho jogou melhor, mas não o suficiente para avançar de fase e alcançar a grande final.

Novela Suárez 

Na noite da primeira partida contra o Flamengo, válida pela Copa do Brasil, em meio a toda a confusão sobre a permanência de Suárez no Grêmio, uma informação foi divulgada, indicando que o camisa 9 estava determinado a reduzir o contrato com o clube. E, naturalmente, isso se concretizou.

O contrato inicial entre o clube gaúcho e o uruguaio era de duas temporadas. Posteriormente, foi reduzido para uma temporada, estendendo-se até dezembro de 2023.

(Foto: Lucas UebelGrêmio)

Campeonato Brasileiro

Com o início do Brasileirão, a meta do Grêmio era clara: alcançar os 45 pontos para evitar um possível novo rebaixamento. Entretanto, o desenrolar dos jogos e as pontuações foram completamente diferentes do esperado.

Apesar das dificuldades inerentes a uma equipe recém-promovida da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho demonstrou resiliência e, em várias ocasiões, esteve na disputa pelo título do campeonato nacional.

Infelizmente para os torcedores gremistas, o clube gaúcho, em diversas partidas importantes, não conseguiu vencer e perdeu o título para o Palmeiras. Em algumas oportunidades, o time de Renato poderia até mesmo ter assumido a liderança do campeonato, mas não soube aproveitar.

Na foto, a última partida de Suárez com a camisa do Grêmio em Porto Alegre, na Arena.

(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Ao término da temporada de 2023, o Grêmio conquistou o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro, garantindo assim vaga direta na Copa Libertadores da América de 2024.

Resumo da temporada 2023

  • Vice-campeão do Campeonato Brasileiro (2°);
  • Semifinalista da Copa do Brasil;
  • Campeão do Gauchão;
  • Contratação de Luis Suárez;
  • Novo Conselho de Administração (eleição do presidente Alberto Guerra).