ClimaGeral

Quarta-feira vai começar com cara de outono e chance até de geada

Machadinho
Céu Limpo
7
24º – 7º
89%
0.77 km/h
24
qua
29
qui
29
sex
34
sáb
34
dom
Max. de Almeida
Céu Limpo
7
23º – 7º
89%
0.57 km/h
23
qua
28
qui
29
sex
33
sáb
33
dom

 

 

A quarta-feira vai começar com cara de outono no Sul do Brasil e em algumas cidades até com marcas típicas de inverno como consequência de uma massa de ar frio tardia que atua na região, de acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia.

Mapa de frio no Sul do Brasil

METSUL

O Rio Grande do Sul vai estar nesta quarta-feira sob a influência de um centro de alta pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil. O tempo estará muito aberto e ensolarado no estado com amplos períodos de céu claro na maioria das cidades no decorrer do dia.

Com o perfil seco da atmosfera, a presença de ar frio e a escassa nebulosidade, o resfriamento será acentuado na madrugada e o amanhecer terá frio para esta época do ano. Muitas cidades devem amanhecer com marcas abaixo de 10ºC e nos Campos de Cima da Serra haverá localidades com mínimas em torno de 5ºC ou inferiores.

Com o sol, a temperatura rapidamente se eleva durante a manhã e a tarde terá marcas agradáveis para os padrões da metade de novembro em todo o Rio Grande do Sul. No geral, as máximas devem ficar entre 23ºC e 25ºC na maior parte das cidades com maior aquecimento na Fronteira Oeste e no Noroeste.

Em Santa Catarina e Paraná, o sol aparece com nuvens com presença de nebulosidade mais em cidades do Leste dos dois estados enquanto mais a Oeste o tempo vai estar mais aberto e até com períodos de céu claro em diferentes pontos.

Devido às baixas temperaturas da madrugada, há possibilidade de formação de geada em pontos de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul de Santa Catarina nas primeiras horas desta quarta-feira. É o que mostra a projeção do modelo canadense.

METSUL

Destacamos que não é incomum que faça frio a esta altura do ano. Massas de ar frio mais frio podem alcançar o Sul do Brasil em qualquer época do ano, inclusive no verão, a ponto de existirem numerosos registros nos últimos anos de geada em meses como janeiro ou março. Apenas que são menos frequentes durante o período quente da climatologia anual.

A frequência de ingresso de ar frio diminui à medida que avança a primavera e cresce a frequência de chegada de ar tropical quente às latitudes médias da América do Sul, mas como a região é geograficamente de transição climática invariavelmente incursões de ar frio tardias acabam ocorrendo.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo