
A primeira massa de ar frio de setembro começou a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e derrubou a temperatura com marcas na tarde de hoje de apenas 10ºC a 13ºC na maioria das cidades gaúchas, baixa para o horário mesmo no auge do inverno e ainda mais em setembro.

Mapa de anomalia de temperatura no nível de 850 hPa na manhã desta sexta-feira pelo modelo europeu mostra o centro da massa de ar frio entre o Uruguai e o Sul gaúcho | METSUL
De acordo com a análise de MetSul Meteorologia, o centro da massa de ar frio vai estar nesta sexta-feira sobre o Sul do Rio Grande do Sul com temperatura no nível de pressão de 850 hPa (correspondente a 1500 metros de altitude) de até -3ºC, o que sinaliza uma massa de ar frio forte.
Por isso, o Sul do Rio Grande do Sul será a região mais afetada por este episódio de frio com máximas baixas hoje e nesta sexta e mínimas baixas nesta sexta, no sábado e ainda no domingo. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, nuvens e chuva devem impedir mínimas muito baixas.
Mas quais cidades terão mais frio neste episódio tardio de frio? A resposta precisa ser separada em dois pontos: as temperaturas mínimas e máximas por diferentes condições de nuvens no estado.
No que se refere às máximas, esta sexta-feira será o dia em que a atmosfera vai estar mais resfriada sobre o território gaúcho com temperatura baixa em todas as regiões. Com muitas nuvens, chuva e garoa, a tarde da sexta será muito fria na Serra e Aparados com marcas entre 5ºC e 8ºC na maioria das cidades.
Assim, as cidades que devem ter as máximas mais baixas, e nesta sexta, incluem Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Morro Reuter, Rolante, Riozinho, Caxias do Sul, Farroupilha, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes e Jaquirana, dentre outras da Serra Gaúcha e Aparados.
Como esta incursão de ar frio terá maior impacto no Sul gaúcho que nas áreas de maior altitude da Metade Norte, seja pela maior força do ar frio no Sul do estado, seja pela presença de nuvens no Norte e no Nordeste do estado, com tempo mais aberto as menores mínimas vão ocorrer na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste.
Nestas regiões, as madrugadas mais frias serão as de sexta, sábado e o domingo com as menores marcas no sábado. São esperadas possivelmente as primeiras temperaturas mínimas negativas de setembro e da primavera climática com tendência de a temperatura cair abaixo de zero na região de Pinheiro Machado e Pedras Altas.
Faz muito frio ainda em localidades como Bagé, Livramento, Dom Pedrito, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Herval, Hulha Negra, Morro Redondo, Cerrito, Canguçu, Piratini, Pedro Osório, Capão do Leão e Lavras do Sul.
Em Porto Alegre, a sexta, mesmo com sol e nuvens e períodos de nublado, as máximas ficam ao redor de apenas 14ºC e 15ºC, quando a máxima média histórica de setembro é de 22,8ºC. A mínima, à noite, em torno de 10ºC a 11ºC. O sábado começa com 8ºC a 9ºC, mas a tarde já será agradável.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER