Destaque

Projeto Mateando Cultura é lançado em São João da Urtiga

No início de maio, foi realizada a segunda edição do projeto “Mateando Cultura: poesia, música, e conhecimento em um só ritual”, realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Biasi com apoio da Emater/RS-Ascar. O objetivo é fortalecer a cultura gaúcha nas escolas, através do cultivo da erva-mate e da tradição do chimarrão.

No primeiro encontro, realizado em 28 de março, os alunos participaram de uma oficina de preparo de chimarrão e tererê e levaram uma muda de erva-mate para plantar e cultivar a árvore símbolo dos gaúchos, a Cambona 4.

O projeto envolveu cerca de 340 crianças nas duas edições, e pretende expandir para outros nove municípios na região de Machadinho. Com encontros mensais de março a novembro, os alunos explorarão a literatura e a música gaúcha, promovendo uma imersão com as rodas de chimarrão. O lançamento oficial ocorreu com a presença do engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, que compartilhou seus conhecimentos sobre o tema.

A iniciativa conta com apoio da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Emater/RS-Ascar, Viveiro Matrix e as indústrias ervateiras Cambona, Barão Erva-Mate e Chás e Barbaquá Machadinho.

Por: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo