DestaqueMachadinho

Projeto Interativo é realizado por alunos do 7º ano da Escola Castro Alves de Machadinho

Nesta semana, alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, de Machadinho, deram início às atividades do projeto “Futuro Equânimes: Tecnologia, Equidade e Sustentabilidade”, desenvolvido para a Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul. O projeto visou a criação de uma instalação artística interativa, que utiliza sons naturais para representar ecossistemas, promovendo a conscientização sobre biodiversidade e as ameaças ambientais.

Com foco em desenvolver o lado artístico dos estudantes por meio da percepção sonora, o projeto desafia a comunidade escolar a refletir sobre questões de equidade e sustentabilidade. Durante as atividades iniciais, os alunos trabalharam na captura e interpretação de sons da natureza, que foram usados para criar a instalação interativa. Essa experiência imersiva possibilita aos visitantes ouvir e “sentir” a vida em diferentes ecossistemas, promovendo a sensibilização quanto à preservação ambiental.

Gabriela Gotz Beneti , aluna do 7º ano e integrante do projeto, compartilhou sua empolgação com a iniciativa:
“Participar deste projeto está sendo muito especial, porque estamos aprendendo de uma maneira diferente. Usar os sons da natureza para falar sobre a preservação do meio ambiente é algo que nunca pensei em fazer, e agora vejo como isso pode tocar as pessoas. Espero que nossa instalação traga a consciência e que todos percebam a importância de cuidar da natureza.”

A iniciativa que envolveu duas áreas do conhecimento: artes e ciências,  também buscou integrar tecnologia e arte, utilizando gravações de sons ambientes e recursos digitais para destacar a importância de proteger a biodiversidade.

Fonte: Gabriela Gotz Beneti/Profª Caren Benedeti Brandão.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo