ClimaDestaque

Primeiras massas de ar polar já têm data para ocorrer

Machadinho
Céu Limpo
19
32º – 19º
91%
1.5 km/h
32
seg
30
ter
24
qua
24
qui
24
sex
Max. de Almeida
Céu Limpo
19
32º – 19º
90%
1.26 km/h
32
seg
30
ter
26
qua
23
qui
23
sex
 

 

Análise dos prognósticos de médio e longo prazo já dão sinais de quando o frio mais forte poderá chegar ao Brasil. O outono climático até agora registrou grande variabilidade térmica o que é normal no começo da estação de transição. A primeira semana do mês de março foi escaldante e nas demais houve refresco. Massas de ar seco já proporcionaram manhãs frias em partes do sul do Brasil. Tanto que a primeira geada do ano já ocorreu.

A pergunta é quando o frio mais amplo e generalizado irá chegar ao Brasil? No prognóstico de outono a MetSul já apontou que o outono terá temperatura acima da média histórica em grande parte do território Nacional. Em contrapartida isso não significa ausência total de dias com frio, que naturalmente ocorrem nessa época do ano.

Em março até agora a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia na capital gaúcha foi 16,4°C no dia 14. Na campanha, em Bagé, chegou a fazer 8°C no dia 10. Em General Carneiro no Paraná a mínima do mês até agora ocorreu no dia 22 com 8,7°C.

Portanto, marcas inferiores a 10°C e com sensação de frio já foram registradas em algumas cidades.  Entretanto, foram situações pontuais como resultado do efeito do ar muito seco e não de massas de ar de origem polar ampla.

Finalmente com base nas análises das saídas gráficas dos modelos matemáticos para os próximos 45 dias (que você acessa na área de assinantes) algumas informações interessantes apresentam sinais importantes da variabilidade da temperatura nas próximas semanas. Para que o leitor possa identificar o cenário que é projetado pelos modelos, com base nos dados mais recentes desta segunda 24 de março, vamos usar os gráficos de 45 de projeção de temperatura mínima e máxima.

Esses gráficos não projetam exatamente a temperatura que irá ocorrer em cada dia, mas dão uma excelente ideia da curva de queda e elevação da temperatura nesses 45 dias. Portanto, é possível fazer uma avaliação de quando haverá a atuação de massas de ar frio com impacto na temperatura.

Selecionamos algumas cidades como Bagé, Porto Alegre, General Carneiro (PR), Bauru (SP) e Dourados (MS). Olhando apenas para a projeção das mínimas nos gráficos, linhas em azul, é possível ver um padrão de declínio da temperatura nas cidades listadas ao redor do dia 12 de abril e posterior a isso no começo de maio, por volta do dia 04.

Como resultado concluímos que nessas duas datas, especialmente, há potencial para a ocorrência de incursão de massa de ar de origem polar que poderá impactar, sobretudo, partes do Centro e Sul do país. Não será um período prolongado de frio, tanto que o gráfico já apresenta elevação em seguida.

Nesse sentido, é provável que ocorra mudança brusca de temperatura com previsão de frio significativo por um curto período tanto em abril quanto em maio. Se esse frio irá provocar a formação somente no curto prazo será possível prever. Se ocorrerá as primeiras marcas negativas de temperatura, também só será possível prever no curto prazo.

É importante ressaltar que os prognósticos poderão mudar, justamente por se tratar do outono, mas é bom indicativo que teremos a predominância de dias amenos e até quentes, alternado com curtos de períodos de frio, os quais poderão ser pontualmente intensos.

Agora ondas de frio, com períodos superiores a 5 dias de marcas muito baixas de temperatura, pelos prognósticos atuais é mais provável que só ocorram mesmo no inverno climático. As projeções sustentam a projeção inicial de um outono de 2025 mais quente que o normal. Apesar disso, curtos de frio irão ocorrer dentro da estação.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Autor: MetSul Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo