ClimaGeral

Primeira grande massa de ar frio do outono está a caminho do Brasil

Machadinho
Light Rain
22
22º – 22º
99%
1.64 km/h
22
qui
21
sex
24
sáb
25
dom
25
seg
Max. de Almeida
Rain
21
21º – 21º
98%
1.43 km/h
21
qui
21
sex
23
sáb
24
dom
25
seg
 

 

A primeira massa de ar frio de maior intensidade e abrangência do outono está a caminho do Brasil e vai derrubar a temperatura nos próximos dias na Região Sul e em parte do Sudeste, projeta a MetSul Meteorologia.

Na manhã desta quarta-feira, a massa de ar frio ainda estava distante, no extremo Sul da América do Sul, na retaguarda de uma frente fria que avança hoje pela região da Patagônia.

O ar frio trouxe mínimas hoje no Sul da Argentina de -2,3ºC em Rio Grande; -1,0ºC em Esquel; e -0,8ºC em Ushuaia. O ar frio, entretanto, recém começava a ingressar hoje cedo na Patagônia.

Nesta quinta-feira, a incursão de ar frio deve alcançar o Centro da Argentina e o Sul do Uruguai, determinando uma queda acentuada da temperatura em Buenos Aires e em Montevidéu.

Na sequência, a massa de ar frio vai se deslocar para o Sul do Brasil, devendo começar a ingressar no Rio Grande do Sul no final da quinta-feira e ao longo da sexta-feira.

Por isso, a sexta-feira terá uma tarde com temperaturas bastante amenas em Porto Alegre e na maior parte do estado gaúcho com máximas ao redor e abaixo dos 20ºC na maior parte do estado gaúcho.

Os mapas a seguir do modelo do Centro Meteorológico Europeu mostram as anomalias (desvio da média) da temperaturas em 850 hPa (1500 metros de altitude) e ilustram a força da massa de ar frio e como ela vai se deslocar da Argentina para o Brasil.

METSUL

O ar frio vai tomar conta do Sul do Brasil entre sexta-feira e o sábado, devendo chegar ao Sudeste no fim de semana, também com queda acentuada da temperatura.

Sexta e o fim de semana terão os dias mais frios

Os dias de temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul e na maior parte da Região Sul devem ser a sexta-feira, o sábado e o domingo, esperando-se gradua aquecimento a partir do começo da semana que vem. O sábado (mapa do modelo canadense), em especial, deve ter as menores mínimas.

METSUL

Em Porto Alegre e região, as menores máximas ocorrem na sexta, devendo ficar em torno dos 20ºC a 21ºC. No fim de semana, as mínimas na área metropolitana devem se situar entre 11ºC e 14ºC.

A maioria das cidades do interior do Rio Grande do Sul deve ter mínimas no fim de semana entre 8ºC e 12ºC, mas na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste e nas áreas de maior altitude da Metade Norte a temperatura pode cair a valores ao redor e abaixo de 5ºC, especialmente no sábado que deve ter a madrugada mais fria.

Nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, o começo do sábado pode ter mínimas perto e ao redor de 0ºC, não se descartando as primeiras marcas negativas de 2025.

No Sudeste, o que vai chamar a atenção não serão as mínimas e sim as máximas baixas, especialmente em áreas perto da costa, que sofrerão a influência maior do ar frio. A cidade de São Paulo deve ter marcas abaixo de 20ºC em vários pontos nas tardes do sábado e do domingo com chuva e garoa.

Massa de ar frio vai provocar geada

A massa de ar frio vai provocar a ocorrência de geada no Sul do Brasil, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia. A geada tende a ser mais forte em baixadas dos locais de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

METSUL

Na sexta, não se descarta geada na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. No sábado (mapa do modelo canadense), pode gear em pontos da fronteira com o Uruguai, na Campanha, Serra do Sudeste, nas áreas de maior altitude da Metade Norte gaúcha e no Planalto Sul Catarinense.

No domingo, as áreas com ocorrência de geada tendem a ser menores e devem se concentrar mais entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo