Geral

Primeira etapa da Jornada Nacional de Inovação ocorre no RS

Com a intenção de revelar, conectar e dar voz a um Brasil que inova rumo à transição digital e ecológica, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria dará início aos seus trabalhos em solo gaúcho, na próxima quarta-feira, 2. A iniciativa é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria, no Rio Grande do Sul, com o Sistema FIERGS, e vai preparar os estados para a chegada do 11º Congresso de Inovação, em março de 2026.

“É uma grande honra ver a primeira etapa da Jornada ser realizada aqui no estado. Nosso ecossistema de inovação é o segundo maior do país e  receber um evento desse porte reforça nossa busca por uma indústria cada vez mais inovadora e atrativa para os talentos”, destaca o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.

O Rio Grande do Sul será palco dos quatro encontros iniciais: em São Leopoldo, no Tecnosinos, dia 2 de julho; em Porto Alegre, no Tecnopuc, dia 4 de julho; em Caxias do Sul, no Tecnoucs, dia 5 de agosto; e, por fim, em Passo Fundo, no Instituto Aliança, dia 12 de agosto. “Estar mais presente no interior gaúcho, fomentando competitividade, inovação e qualificação é uma das prioridades da nossa gestão”, diz Bier, reforçando o compromisso do Sistema FIERGS com mais de 52 mil indústrias gaúchas.

Após Santa Catarina e Paraná também passarem pelas etapas estaduais, os gaúchos definirão seus representantes para o encontro regional, que ocorrerá, em Florianópolis, entre os dias 11 e 12 de setembro. A programação dos encontros estaduais contará com painéis, workshops e pitches das empresas participantes, explorando desafios e oportunidades para a transição ecodigital, conforme as realidades locais. No total, estão previstos 27 encontros estaduais e cinco regionais, culminando no 11º Congresso de Inovação, realizado pela CNI. “A iniciativa mostra o setor industrial como pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social de todo um país. Chão de fábrica inovador e moderno é essencial para que nossos profissionais optem pelo segmento”, avaliou a diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta.

Após a passagem pelo Sul, a Jornada ruma para o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, respectivamente. São esperados mais de 400 participantes por região, incluindo líderes empresariais, gestores de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e Parques Tecnológicos, empresas de matriz tecnológica, investidores e fundos de inovação, organizações internacionais e nacionais de inovação e autoridades governamentais.

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo