EconomiaGeral

Preço do café triplica em cinco anos

 

O preço do café tem assustado os consumidores de todo o Brasil. Conforme um levantamento da Associação Brasileira da Indústria do Café, apenas em janeiro de 2025, o quilo do produto chegou a custar cinquenta e seis reais e sete centavos, valor que representou aumento de aproximadamente 234% em comparação com o mesmo mês em 2020 quando, em média, o preço era de dezesseis reais e setenta e oito centavos.

Segundo o Diretor Executivo da Associação, Celírio Inácio, entre os fatores que contribuíram para encarecer o produto final, estão o aumento no preço da matéria-prima, que subiu mais de 224% nos últimos quatro anos; a instabilidade do mercado internacional, já que a variação no valor do grão impacta diretamente o mercado interno; mudanças climáticas que atingiram a produção, com eventos climáticos extremos, entre eles, secas e geadas; e ainda a inflação dos insumos agrícolas. Entre os exemplos, fertilizantes, combustíveis e embalagens.

Para Inácio, equilibrar os preços e manter o consumo será o grande desafio da indústria este ano, visto que a projeção indica que os produtos ainda devem sofrer aumento, ao menos nos próximos três meses.

De acordo com a Associação, apesar do valor elevado, o levantamento também apontou que o consumo da bebida no Brasil, entre novembro de 2023 e outubro de 2024, registrou aumento de 1.11% em relação ao período anterior. Apenas no ano passado, mais de vinte e um milhões e novecentas mil sacas foram consumidas pelos brasileiros. Em relação ao faturamento, a indústria do café somou mais de trinta e seis bilhões de reais no último ano.

Os dados mantêm o país como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com cerca de quatro milhões de sacas a mais em comparação com o Brasil.

– Imagem: divulgação.

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo