ClimaDestaque

Por que os próximos dias são uma excelente notícia para os gaúchos

Machadinho
Céu Limpo
21
21º – 15º
42%
2.32 km/h
20
sáb
21
dom
22
seg
26
ter
26
qua
Max. de Almeida
Céu Limpo
21
21º – 15º
42%
2.26 km/h
20
sáb
21
dom
22
seg
25
ter
26
qua

 

 

O Rio Grande do Sul enfrentou entre quinta e ontem um episódio de chuva excessiva em parte do estado com acumulados em diversas cidades que ficaram entre 100% e 200% da média de precipitação histórica de maio inteiro em apenas 36h a 48h.

ROSINARA FERREIRA

Os volumes de chuva passaram de 100 mm em vários municípios da Campanha, Sul, Oeste, Centro, Vales, Noroeste e mesmo no Sul da região metropolitana de Porto Alegre. Em algumas localidades, em especial do Centro gaúcho, os acumulados de chuva nos dois dias ficaram entre 150 mm e 250 mm.

Considerando o que choveu e o impacto hidrológico nos níveis dos rios, o pior cenário possível seria um segundo episódio de chuva volumosa imediatamente na sequência, tal como ocorreu entre o fim de abril e o começo de maio de 2024, o que poderia trazer consequências graves.

Felizmente, não vai ocorrer. A projeção da MetSul Meteorologia é exatamente o oposto com uma longa sequência de dias em que o tempo firme com sol vai predominar no Rio Grande do Sul.

Uma massa de ar mais seco e frio associada a um centro de alta pressão ingressou no estado nas últimas horas e vai ser a responsável por garantir vários dias de tempo firme na esmagadora maioria dos municípios gaúchos.

Qualquer instabilidade no estado nos próximos dias será mínima e muito localizada, em especial na faixa Leste neste começo de semana pela circulação de umidade do centro de alta pressão no oceano.

Aliás, a alta pressão com até 1032 hPa vai estar posicionada até a metade da semana sobre o Atlântico Sul a Leste do Uruguai e do Sul do Brasil, favorecendo os dias de sol no Rio Grande do Sul, embora a tendência de nevoeiro e neblina cedo em vários dias pelo resfriamento.

Os dados hoje indicam que a chuva retornaria de forma generalizada ao Rio Grande do Sul entre os dias 17 e 18 de maio com a passagem de uma nova frente fria, mas modelos no momento não indicam volumes altos.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo