Geral

Pix Automático obrigatório começa em outubro

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu que, a partir de 13 de outubro, as empresas terão de usar o Pix Automático em novos débitos interbancários. A mudança promete agilizar os pagamentos recorrentes e colocar o controle financeiro na palma da mão, diretamente pelo app do banco do pagador.

Lançado em junho de 2025, o Pix Automático funciona dentro do Open Finance e padroniza transações digitais, reduzindo erros e cobranças indevidas. Com isso, empresas garantem maior previsibilidade e segurança sem burocracia.

Na prática, pagamentos recorrentes ficam mais rápidos, confiáveis e simples de gerenciar, oferecendo uma nova rotina financeira digital. Segundo o Banco Central, a medida também fortalece a concorrência entre os bancos e protege clientes e empresas.

A regra alcança contratos entre bancos recém-firmados de pessoas jurídicas, como companhias de energia, telefonia e escolas. A partir de 13 de outubro, esses débitos passarão a usar o Pix Automático. Já os contratos antigos terão até 1º de janeiro de 2026 para a migração integral.

Em nota, o BC afirma que o modelo proporciona mais conveniência e controle ao cliente sobre as autorizações. Além disso, evita débitos indevidos ao exigir consentimento no aplicativo da instituição em que o pagador mantém a conta, o que reforça a segurança e amplia a concorrência bancária.

Ainda segundo o Banco Central, o Pix Automático tem potencial para ampliar a competição, reduzir a inadimplência e elevar a eficiência operacional, além de diminuir custos de cobrança. Com isso, clientes do Sistema Financeiro Nacional podem usufruir desses ganhos de forma progressiva.

O arranjo opera na infraestrutura do Open Finance, o que fortalece a competição entre instituições. Assim, os participantes podem ofertar soluções recorrentes com um padrão comum. Por consequência, empresas e consumidores tendem a ver serviços mais eficientes e integrados.

(*) com R7

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

 

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo