ClimaDestaque

Período de instabilidade começa amanhã no Estado

Machadinho
Céu Limpo
19
32º – 19º
91%
1.5 km/h
32
seg
30
ter
24
qua
24
qui
24
sex
Max. de Almeida
Céu Limpo
19
32º – 19º
90%
1.26 km/h
32
seg
30
ter
26
qua
23
qui
23
sex
 

 

A chuva no mês de março tem sido escassa com grande irregularidade na sua distribuição pelo território gaúcho segundo rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia.  A estiagem marcou presença e em poucos dias a chuva ocorreu nos municípios gaúchos. Em muitas cidades desde o dia 1° até agora o INMET não registrou sequer 50 mm. A chuva está abaixo da média histórica do mês na esmagadora maioria dos municípios.

Esse é o caso de Alegrete, Dom Pedrito, Santiago, Quaraí, Caxias do Sul, Camaquã e Lagoa Vermelha entre outros. E mesmo onde choveu mais o acumulado mais elevado se deu em poucos dias de chuva. Nesse sentido o município de Rio Grande o acumulado do mês soma 127,6 mm, mais que a média mensal, porém desse total 89 mm ocorreram em apenas 24 horas no dia 13. Em todo o mês só choveu em apenas 3 dias. Simultaneamente na capital gaúcha desde o dia 1° até agora choveu 44 mm que foram acumularam em apenas 3 dias.

Por outro lado, este cenário de tempo seco deverá mudar um pouco com o retorno da umidade que ajudará na formação de nuvens de chuva. A tendência é ainda de irregularidade na distribuição da chuva pelo território gaúcho, porém a frequência de dias com instabilidade irá aumentar muito em relação ao restante do mês até agora.

Segundo projeção de diversos modelos atmosféricos amanhã a chuva começa isolada pelo Oeste e Norte do Estado. No domingo poderá ocorrer pancadas isoladas de chuva em um número maior de municípios de diferentes áreas do Estado.

Figura 1: Mapa de refletividade do modelo WRF mostra nas áreas coloridas onde há potencial para chuva no sábado (1e mapa a esquerda) e no domingo (mapa do meio e da direita).

Agora modelos matemáticos convergem para o indicativo de chuva mais presente no estado, mas ainda há certo grau de incerteza das regiões exatas que deverão receber os maiores acumulados de precipitação. É possível que com tantos dias seguidos de pancadas de chuva algumas áreas até ultrapassem a média histórica de chuva para o mês de março.

Figura 2: Mapa de projeção do acumulado de precipitação do modelo europeu para os próximos 10 dias no Rio Grande do Sul. Na Metade Norte há potencial para acumulados maiores no período na faixa de 50 a 150 mm.

Saídas recentes dos modelos indicam que o período de maior potencial de chuva forte deverá ocorrer nos últimos dias do mês entre 28 e 30 de março com formação de uma frente fria associado a um sistema de baixa pressão atmosférica.

Nesse meio tempo a chuva ocorrerá na forma de pancadas de curta duração e a cada dia poderá ocorrer em diferentes áreas. De qualquer foram, a chuva irá contribuir para aliviar os efeitos da estiagem, mas como publicamos na coluna de ontem a estiagem ainda não tem data para terminar. Com relação a temperatura o abafamento ainda irá persistir na próxima semana, mas expectativa de calor extremo.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo