ClimaDestaque

Perigosa situação de tempo severo por vendavais e granizo

Machadinho
Rain
19
19º – 19º
97%
0.62 km/h
21
sáb
30
dom
30
seg
29
ter
29
qua
Max. de Almeida
Rain
18
18º – 18º
98%
0.56 km/h
20
sáb
29
dom
29
seg
28
ter
28
qua

 

 

A MetSul Meteorologia alerta para um perigoso cenário de tempo severo no final desta quinta e no começo da sexta-feira com elevado risco de temporais que podem ser fortes a severos no Rio Grande do Sul. Há possibilidade de tempestades suficientemente fortes para causar danos em diferentes municípios.

Temporais forte a severos são previstos para o Rio Grande do Sul na noite de hoje e madrugada da sexta com risco de granizo de variado tamanho e vendavais que podem trazer danos em diferentes cidades | FABIAN RIBEIRO

O vórtice ciclônico (centro de baixa pressão) responsável pela chuva e os temporais isolados de ontem no Sul do Brasil e em São Paulo já se afastou para o mar, entretanto se projeta que novas áreas de instabilidade devem se formar no Rio Grande do Sul, onde o sol neste momento predomina.

A mudança do tempo vai começar a partir do Oeste do Rio Grande do Sul no final desta quinta-feira. Áreas de instabilidade com chuva e raios vão se formar no fim da tarde e/ou à noite na porção Oeste do território gaúcho.

No fim do dia e no decorrer da madrugada da sexta, a instabilidade do Oeste vai rapidamente se deslocar para as demais regiões gaúchas com tendência de forte intensificação, o que vai levar chuva a todas as regiões gaúchas no começo da sexta.

A maioria dos modelos numéricos indica que a instabilidade deve chegar à região de Porto Alegre e área metropolitana durante a madrugada desta sexta-feira com risco de chuva forte, granizo e vendavais que localmente podem ser fortes a intensos. O nosso modelo WRF estima a chegada do mau tempo entre 2h e 3h da manhã na área da capital.

O deslocamento da instabilidade pelo estado entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira vai ser muito rápido, assim a MetSul Meteorologia antecipa que o tempo melhora com o retorno do sol e elevação da temperatura durante a sexta.

Na Metade Norte, contudo, há possibilidade de pancadas de chuva com risco ainda de temporais isolados de granizo da tarde para a noite da sexta-feira, embora o sol apareça com nuvens em diversos pontos da região.

Por que o cenário preocupa?

Modelos numéricos indicam que no começo da sexta-feira a instabilidade vai ganhar muita força ao se deslocar pelo Rio Grande do Sul. Além disso, o sistema convectivo deve organizar linha de instabilidade de alto potencial de tempo severo. Os mapas a seguir mostram as projeções de refletividade do modelo WRF de alta resolução para o deslocamento da instabilidade.

Os valores de refletividade indicados pelo modelo são muito altos em alguns pontos, o que sinaliza um elevado risco de tempo severo. Estes valores elevados costumam acompanhar chuva intensa com altos volumes de chuva em curto período e, fundamentalmente, granizo de variado tamanho.

Outra preocupação é que o modelo indica a formação de uma linha de instabilidade e de deslocamento muito rápido do Centro para o Leste e o Nordeste do estado. É o tipo de situação que leva à formação de frentes de rajadas com alto risco de vendavais que podem ser fortes.

Risco de granizo

Os valores muito altos de refletividade projetados pelo modelo WRF são condizentes com ocorrência de granizo na passagem da instabilidade pelo Rio Grande do Sul no final desta quinta e no começo da sexta. O granizo, na maioria das áreas, deve ser pequeno, mas em alguns pontos pode ser de maior tamanho.

Os índices de risco de granizo projetados pelos modelos numéricos para toda a sexta-feira são altos no Rio Grande do Sul com a atmosfera muito instável. Mesmo em cidades em que o tempo melhorar após a chuva do começo do dia, há possibilidade de formação de novas nuvens carregadas com ocorrência de granizo isolado.

Vendavais podem trazer danos

A MetSul adverte para o alto potencial de vento forte com rajadas em muitas cidades de 60 km/h a 80 km/h, mas que em alguns pontos pode ficar perto ou passar dos 100 km/h. Uma linha de instabilidade de grande intensidade vai se formar, de acordo com os modelos, e se deslocar com grande velocidade.

É um cenário sugestivo de “squall line” com frentes de rajadas em que o vento pode ser muito forte a intenso. Trata-se de um dos cenários mais preocupantes de vento porque ocorre em linha, em que há risco de vento horizontal intenso. O mapa acima mostra a projeção de vento máximo do modelo WRF de alta resolução em que se observa o indicativo de áreas com vento de 100 km/h a 120 km/h.

Assim, rajadas de vento com potencial de danos ou mesmo destrutivas não são afastadas. Há risco ainda de fenômenos severos isolados de vento como microexplosões e tornados, considerando a presença de uma corrente de jato em baixos níveis com vento de até 100 km/h a 1.500 metros de altitude (mapa acima), gerando grande cisalhamento de vento.

Época de temporais fortes

Esta é uma época do ano em que os temporais costumam aumentar em frequência no Sul do Brasil à medida que a primavera se aproxima, logo começa gradualmente o período do ano em que há maior risco de tempo severo com granizo e vendavais.

Nesta mesma época do ano, em 2022, um violento temporal de granizo atingiu a cidade de Rio Pardo. Na sequência, a supercélula avançou para a Região Carbonífera e depois a região metropolitana com granizo de variado tamanho em Porto Alegre e uma microexplosão com possível tornado que trouxe danos severos por vento entre Canoas, Cachoeirinha e Gravataí.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

 

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo