Passo Fundo ganha novo Centro de Diagnóstico

A Prefeitura de Passo Fundo entregou a ampliação do Centro de Diagnóstico, que já está em funcionamento, e 32 novos leitos de internação clínica do Hospital Beneficente Dr. César Santos (HBCS). Os novos leitos, estão distribuídos em dois postos de internação
A nova área para internação tem 900 metros quadrados e representa uma transformação estrutural para o hospital, que antes da obra funcionava com 20 leitos clínicos. Com a ampliação para 32 leitos, o atendimento tornou-se eficiente. Além disso, o espaço conta com auditório para treinamentos e capacitações, bem como duas salas multiprofissionais, que dão suporte tanto ao processo de ensino quanto à linha de cuidado no pós-alta hospitalar.
O Centro de Diagnóstico ampliado oferece exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia, análises clínicas e raio-X. A nova estrutura do CD dobrou em relação ao espaço anterior. A área antiga contava com 330 metros quadrados, enquanto o novo Centro de Diagnóstico possui 700 metros quadrados.
O Hospital Municipal realiza, atualmente, cerca de mil atendimentos por dia, sendo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Pedro Almeida destacou que as melhorias representam o compromisso da gestão com uma saúde pública mais humanizada e resolutiva. “Cada novo espaço significa mais dignidade para quem precisa de atendimento e melhores condições de trabalho para quem cuida das pessoas”, afirmou.
De acordo com o diretor do Hospital Municipal, Luís Schneiders, os resultados já são perceptíveis. “O Centro de Diagnóstico otimizou a rede, melhorou os fluxos e garantiu mais agilidade no atendimento. E vamos além: já nos próximos dias, lançaremos a licitação para ampliar os serviços com exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma e tomografia. Isso significa menos filas e diagnósticos mais rápidos”, detalhou.
A nova farmácia da instituição também está pronta para entrar em funcionamento. O espaço terá salas específicas para fracionamento, armazenamento e dispensação de medicamentos, qualificando ainda mais a estrutura hospitalar.
O HBCS manteve a média de 185 internações na emergência. Os números do hospital confirmam sua relevância: somente em 2024, foram mais de 71 mil atendimentos no Pronto Atendimento Adulto, 34 mil no Pronto Atendimento Pediátrico e 360 mil exames realizados no Centro de Diagnóstico.
Autor: Correio do Povo Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER