Oliveira é plantada em frente a Casa Paroquial de Machadinho

A uma semana de iniciar o período de quaresma para cristão e especialmente na Igreja Católica, período de jejum, penitência e preparação para a chegada da Páscoa, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Machadinho, foi realizado na manhã desta quarta-feira (07) o plantio de uma das árvores com simbologia significativa para a Igreja, a Oliveira. Uma muda da árvore ganhou espaço em frente a Casa Paroquial, localizada ao lado da Igreja Matriz, e terá o propósito de futuramente fornecer seus ramos para momentos de bênçãos e devoção.
A iniciativa de cultivar a planta surgiu do pároco local, Padre Juarez Hoffmann, que adquiriu a espécie e efetuou o plantio no pátio da Casa Paroquial. Conforme ele, a ideia ocorreu após visualizar a muda sendo comercializada por uma empresa que esteve no município e assim aproveitar o espaço físico do local, para o cultivo.
Os ramos da Oliveira são tradicionalmente utilizados na celebração do Domingo de Ramos, que neste ano será celebrado no dia 24 de março, marcando também o início da Semana Santa. Nesta data, os católicos se dirigem à Igreja com galhos e ramos de árvores a fim de recordar a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Muitos fiéis levam os ramos abençoados para suas casas e os utilizam como forma de bênçãos e proteção.
No município de Machadinho o Domingo de Ramos unirá mais um propósito de devoção. Será realizada na mesma data, a II Jornada Religiosa que contará com peregrinação a pé com saída da Comunidade Santa Catarina e dois pontos de parada com reverência à cultura da erva-mate e o grande potencial natural existente no município, ás águas.
Por: Redação Destaque News
Foto: Padre Juarez Hoffmann