ClimaDestaque

O que esperar do tempo no Sul do Brasil com o avanço da frente fria

Machadinho
Scattered Clouds
19
21º – 19º
99%
1.39 km/h
21
qui
21
sex
21
sáb
25
dom
27
seg
Max. de Almeida
Scattered Clouds
19
21º – 19º
100%
1.09 km/h
21
qui
21
sex
21
sáb
25
dom
27
seg
 

 

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira enquanto uma massa de ar frio avança da Argentina e do Uruguai para o Rio Grande do Sul, conforme a previsão do tempo dos meteorologistas da MetSul Meteorologia.

Porto Alegre e Metade Norte gaúcha ainda devem ter instabilidade | ALEX ROCHA/PMPA

A atuação do sistema frontal e de um centro de baixa pressão já trouxe chuva nesta quarta para grande parte do Rio Grande do Sul e com acumulados altos em algumas cidades.

Os acumulados de chuva em 24 horas no Rio Grande do Sul até o começo da noite na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 79 mm em Jaguarão, 61 mm em Soledade, 38 mm em Serafina Corrêa, 36 mm em Quaraí, 34 mm em Frederico Westphalen, 33 mm em Rio Grande, e 30 mm em Bagé e em Campo Bom.

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com amplos períodos de céu nublado no decorrer do dia. Aberturas de sol ocorrem em parte do estado, sobretudo no Oeste e no Sul que devem ter predomínio do tempo firme.

Na Metade Norte, onde a nebulosidade vai predominar, a maioria das cidades ainda deve ter chuva e garoa. Isoladamente, a chuva pode ser forte, especialmente durante a primeira metade do dia.

Uma massa de ar frio começa a ingressar pelo Oeste e o Sul nesta quinta-feira e traz um dia ameno em que as máximas à tarde vão ficar entre 20ºC e 25ºC na maior parte dos municípios gaúchos.

Na Grande Porto Alegre, o dia será de abundante nebulosidade com chuva e garoa em diferentes momentos durante esta quinta. Não se pode descartar ainda chuva moderada ou forte, sobretudo de manhã. Podem ocorrer aberturas na segunda metade do dia.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol chega a aparecer com nuvens em pontos dos dois estados, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza na maioria das cidades catarinenses e paranaenses.

A instabilidade já ocorre de manhã em alguns pontos, entretanto será maior da tarde para a noite com chuva em maior número de cidades e que isoladamente pode ser forte e com risco de temporais isolados de vento e granizo.

A temperatura declina na maior parte do território catarinense, mas no Vale do Itajaí e no Litoral Norte o dia será quente e com calor nesta quinta-feira.

Já o Paraná terá um dia quente e abafado na maioria de suas cidades com as mais altas temperaturas previstas para o Norte do estado e o Litoral paranaense, onde as máximas passam de 30ºC.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo