Notícias

Novo ranking do Ministério da Educação promove a UFRGS ao status de melhor universidade pública do País

 

Um ranking atualizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) reclassificou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como a melhor instituição pública de ensino superior no País. Esse novo status resultado de revisão dos cálculos sobre qualidade divulgados no início do mês pela autarquia, vinculada ao Ministério da Educação.

Relativos a 2022 (ano da análise mais recente), os números anteriores do Índice Geral de Cursos (IGC) também apontavam a universidade sediada em Porto Alegre como a terceira melhor dentre todas as públicas e particulares do País, posição que agora é de vice-líder, em lista geral que tem no topo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mantida pelo governo de São Paulo.

A subida de patamar pela UFRGS se deu com retificação de 1,2% para 1,9% no índice de crescimento medido pelo Inep e publicado originalmente no dia 2 de abril. Trata-se do melhor desempenho desde que o Ministério instituiu a avaliação.

Dentre as federais, a de Campinas (SP) passa agora ao segundo lugar nacional. Esse é o quarto ano consecutivo em que a UFRGS registra crescimento no Índice Geral de Cursos, chegando a 4,43 pontos, maior pontuação que já obteve até hoje.

No dia 28 de março, a instituição gaúcha completou o seu 90º aniversário. Uma ampla programação foi preparada, com o início do semestre letivo e o lançamento de logomarca oficial da efeméride, além de página temática no site oficial ufrgs.br. No endereço eletrônico é possível conhecer a história da instituição, atividades em andamento e outras informações úteis à comunidade acadêmica e também a boa parte da população.

Com a palavra…

Ainda no que se refere à revisão de dados pouco mais de 20 dias após a primeira versão do ranking, o instituto de pesquisas explica: “A atualização constante dos cálculos dos indicadores do Inep atende a um trabalho de aperfeiçoamento contínuo do IGC e, consequentemente, de sua representação sobre a realidade da educação superior no Brasil”.

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos André Bulhões, manifestou-se por meio do site oficial da instituição: “Esse resultado reforça a linha evolutiva da UFRGS, já reconhecida nos principais rankings nacionais e internacionais como uma das melhores do País. O que temos conquistado nos últimos anos proporciona a segurança de que vamos crescer ainda mais”.

(Marcello Campos)

(Foto: Divulgação/Assufrgs)

Autor: O Sul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo