
A neve começou a cair no final da madrugada e ao amanhecer deste sábado em São Joaquim, a mais de 1200 metros de altitude no Planalto Sul Catarinense, sob frio intenso de uma massa de ar polar que atua no Sul do Brasil.
A precipitação de neve começou muito fraca e era leve no começo da manhã de hoje na área urbana de São Joaquim e também no distrito do Cruzeiro, que está situado a 1500 metros de altitude.
Quando do começo da neve, estações meteorológicas automáticas na região indicavam temperaturas entre 0ºC e 2ºC. Marcas semelhantes são observadas também na Serra Gaúcha e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
A neve decorre da interação entre a circulação de umidade de uma área de baixa pressão que está no Atlântico, a Leste do Sul do Brasil, e uma massa de ar polar de trajetória continental que avança pelo interior do continente.
Pela combinação de instabilidade com o pico de intensidade do ar frio em níveis baixos da atmosfera, não se descarta ainda outras formas de precipitação invernal como chuva congelada e/ou graupel.
⛄️ AGORA | Neve no final da madrugada e amanhecer deste sábado (9/8) na área urbana de São Joaquim (SC). 📷 Mycchel Legnaghi pic.twitter.com/koiyCj0Wax
— MetSul.com (@metsul) August 9, 2025
⛄️ AGORA | Sábado amanhece com queda de neve no município catarinense de São Joaquim. 📷 David Becker pic.twitter.com/rwN0aRPCux
— MetSul.com (@metsul) August 9, 2025
Conforme a análise da MetSul Meteorologia, a região com maior chance de neve neste sábado é o Planalto Sul Catarinense pelas cotas de altitude mais altas (1200 m a 1800 m). As condições seguem favoráveis à neve durante a manhã e talvez ainda em parte da tarde.
Nuvens com maior desenvolvimento vertical e precipitação mais forte avançam para Norte pela Serra Gaúcha, assim aumenta a possibilidade de nevar com maior intensidade no Planalto Sul Catarinense.
Mas há chance de nevar ainda no Planalto Norte Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente entre Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul (cotas de 900 m a 1200 m). Em altitudes menores (600 m a 900 m), na Serra Gaúcha, chance maior de chuva congelada.
Não é a primeira vez que neva neste ano. A primeira ocorrência de neve se seu no dia 29 de maio, quando um ciclone intenso atuava na costa do Rio Grande do Sul. Foi a maior precipitação de neve no Sul do Brasil desde julho de 2021.
Amanhã, com o avanço de ar mais seco, a cobertura de nuvens será menor e cessam as condições para a neve com o sol aparecendo em todas as regiões gaúchas e catarinenses.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER