ClimaDestaque

Meteorologista Estael Sias: uma semana radicalmente diferente da última

Machadinho
Scattered Clouds
12
12º – 10º
92%
1.11 km/h
12
seg
16
ter
19
qua
22
qui
24
sex
Max. de Almeida
Scattered Clouds
11
11º – 10º
93%
1.45 km/h
11
seg
15
ter
19
qua
21
qui
23
sex
 

Você se recorda de tudo que aconteceu na semana passada no Rio Grande do Sul? Foi uma semana marcada por extremos de vento, chuva, granizo e raios com um ciclone, uma frente quente e uma frente fria.

Semana comaça com sol e nuvens altas na maioria das regiões gaúchas | IARA PUNTEL

Entre terça e quarta da semana passada, um ciclone extratropical trouxe muito vento, de início de Norte quente e seco e depois de Oeste frio. No Rio Grande do Sul, a maior rajada medida em estação meteorológica foi em Rolante, no Vale do Paranhana, com 109,4 km/h. Outro destaque foi Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, com 96,6 km/h.

Na mesma região, vento de 90,5 km/h em São Francisco de Paula. Ventou muito forte ainda em outras cidades, como Soledade (87,1 km/h) e Restinga Seca (82,1 km/h). Outros pontos tiveram rajadas significativas e Porto Alegre anotou 81 km/h no aeroporto.

No final da quinta-feira, o tempo começou a mudar novamente com queda de granizo no Noroeste do Rio Grande do Sul por uma frente quente que começava a se formar. Na madrugada e manhã da sexta, a frente quente trouxe chuva torrencial com granizo em dezenas de cidades. A madrugada da sexta teve mais de 300 mil raios no estado.

No final da sexta e durante o sábado, uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul com chuva e que em alguns pontos foi de forte intensidade com marcas acima de 50 mm em algumas localidades.

Na soma da chuva de sexta e sábado, pelas frentes quentes e fria, choveu mais de 200 mm em pontos do Centro e do Sul do estado com transbordamento de arroios e rios. Em São Lourenço, a enchente afetou milhares de moradias. Porto Alegre somou nos dois dias 125 mm e a vizinha Viamão chegou a 150 mm.

Para quem não aguenta mais tanto extremo no tempo, o que, aliás, não é nada fora do comum na segunda metade de agosto pela história climática, as notícias são excelentes. A semana que começa será radicalmente diferente da última com condições muito mais tranquilas.

Tanto é assim que na grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul sequer deverá chover nesta semana e os dias serão de sol e nuvens com momentos de maior cobertura de nebulosidade, como ocorre nesta segunda em parte do estado.

Uma baixa segregada que vai trazer chuva forte e risco de granizo para Santa Catarina e o Paraná terá efeito mais limitado no estado com chance de chuva em pontos mais ao Norte e o Nordeste do estado, como entre o Alto Uruguai, o Planalto Médio, o Norte da Serra, os Campos de Cima da Serra e pontos mais ao Norte do Litoral nesta primeira metade da semana.

Alguns dados indicam que na quinta-feira setores bem isolados do Leste gaúcho podem ser precipitação isolada e fraca, mas, no geral, o tempo firme vai predominar no estado com sol e nuvens. O mesmo ocorre na sexta, quando no máximo pode haver alguma chuva isolada mais ao Norte do litoral.

Mesmo o frio que marca este começo de semana com marcas abaixo de zero no Rio Grande do Sul não vai perdurar. Isso porque na segunda metade da semana a temperatura vai se elevar e no sábado pode até fazer calor em parte do estado.

Então, amigos e amigas, o cenário meteorológico para esta semana será muito diferente da última e não haverá gente insone no meio da madrugada por barulho de trovoadas intensas e chuva forte ou vento.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo