
Por volta das 23h dessa quinta-feira (10), bombeiros encontraram morta a menina de 11 anos que havia despencado 70 metros no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (Serra Gaúcha). O acidente ocorreu no início da tarde, após a criança soltar as mãos dos pais e sair correndo em direção ao penhasco. Oriunda do Paraná, a família realizava um passeio turístico na área com mais dois filhos.
A operação durou pouco mais de uma hora, com a participação de dez integrantes de equipes especializadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da Brigada Militar (BM) e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Eles utilizaram equipamentos de alpinismo do tipo rapel para chegar ao ponto da queda da vítima, identificado por meio de um drone com sensores térmicos. Helicópteros prestaram apoio aos trabalhos, realizados sob condições climáticas adversas.
A concessionária Urbia, responsável pelos serviços de apoio à visitação turística na unidade, também prestou auxílio à operação e suporte à família da criança.
Com cerca de 7,5 quilômetros de extensão e paredões de até 800 metros de altura, o cânion Fortaleza é uma das maiores formações geológicas do território brasileiro. Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, que se estende do Rio Grande do Sul até Santa Catarina. A unidade é muito procurada por turistas, muitos dos quais atraídos pela vista panorâmica em diversos trechos.
Em nota, o ICMBio informou que as trilhas do Parque Nacional da Serra Geral possuem sinalização para orientar os visitantes sobre os riscos e cuidados necessários durante a visita. A concessionária mantém no parque uma equipe de apoio e segurança, incluindo bombeiro civil treinado para atendimento em situações de emergência ou acidente.
O ponto onde ocorreu a tragédia é um mirante localizado na parte central e mais alta da formação rochosa. Não há cercas de proteção ou vegetação no penhasco. As informações são do Corpo de Bombeiros Militar do município de Canela. Uma investigação será aberta sobre o caso.
Governador se manifesta
Logo após a confirmação do desfecho fatal do caso, o governador gaúcho Eduardo Leite postou mensagem de vídeo em sua conta na rede social Instagram. Além de prestar solidariedade à família e amigos da vítima, ele enalteceu o trabalho das equipes envolvidas na operação de resgate.
“É uma dor imensa e uma perda irreparável”, declarou, mencionando o nome da vítima como Bianca. “Quero destacar a agradecer a todas nossas forças de segurança, que entraram em campo com toda agilidade, sob condições climáticas muito difíceis.”
(Marcello Campos)
Autor: O Sul Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER