NotíciasPolítica

Melo e Leite se reúnem no Ceic após Guaíba recuar 14 centímetros em 11 horas

Governador colocou estruturas estaduais à disposição e prefeito defendeu ações integradas para retirar famílias de áreas de risco

Depois de chegar de Brasília, onde se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fim da tarde, o governador Eduardo Leite participou de uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na noite desta quarta-feira. Em um dia histórico para a capital, no qual o Guaíba invadiu parte da orla e bateu nível recorde, em 82 anos, Melo atualizou o governador sobre as ações tomadas até o momento. Leite conheceu as instalações do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), que integra mais de 2,3 mil câmeras no monitoramento da cidade.

Às 23h30min, o Guaíba media 3,04m, descendo 14 centímetros em relação ao pico, registrado em oito medições diferentes, entre 12h15min e 15h15min, conforme os dados atualizados em tempo real pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

“Passada a crise, precisamos de uma governança integrada na prevenção e unir os municípios e o governo. As áreas de risco são o maior dos desafios porque envolvem convencimento das famílias e amplo investimento”, disse o prefeito.

O governador colocou as estruturas estaduais à disposição, em áreas como assistência social e saúde, além do programa social estadual de auxílio a vítimas das enchentes.

“Estamos aqui para saber o que o governo pode fazer para ajudar. Projetamos também investimentos de longo prazo porque entendemos que é importante aprimorarmos os mecanismos de proteção e enfrentamento a eventos climáticos”, reforçou Leite.

Participaram do encontro o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários municipais, o coordenador de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Boeira, e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

Foto: Matheus Raugust/PMPA

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo