DestaqueGeral

Médicos do IPE-Saúde decidem permanecer paralisados após assembleia geral

Categoria se reúne novamente em 23 de maio para decidir sobre um possível licenciamento temporário

Médicos credenciados ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE-Saúde) decidiram, na noite desta terça-feira, continuar paralisados até 23 de maio — quando voltarão a se reunir a fim de decidir pelo licenciamento temporário do plano de saúde, por 30, 60 ou 90 dias. A deliberação se deu durante assembleia geral, realizada no auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), com 85% dos votos favoráveis à manutenção do movimento.

“Acreditamos na autonomia do profissional e estamos disponíveis para auxiliar tanto no licenciamento temporário quanto, até mesmo, no descredenciamento. Queremos que haja o bom senso do governo e que ele seja célere nas propostas, pois esse é um movimento sério dos médicos, na busca do reconhecimento à altura do trabalho realizado”, destacou o presidente do Simers, Marcos Rovinski.

Na abertura do evento, o presidente relatou as ações do Simers junto ao governo gaúcho, para buscar a recuperação dos valores pagos pelos procedimentos médicos e hospitalares, sem reajuste desde 2011. Rovinski adicionou ainda que a proposta de acrescer à remuneração dos médicos cerca de R$ 140 milhões – de um total projetado de R$ 750 milhões em ganho de receita, previsto no plano de reestruturação do IPE Saúde – é considerada insuficiente pela categoria para contemplar as ‘reais necessidades de reposição’.

Em 10 de abril, os profissionais iniciaram o movimento que busca reverter o congelamento de 12 anos nos honorários médicos e de procedimentos hospitalares, uma defasagem que reflete na desvalorização da categoria e vem resultando no desinteresse dos médicos em continuar atendendo pelo plano.

Nesta semana, o governo estadual encerra o ciclo de reuniões com as bancadas antes do envio do projeto à Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação/Simers

Autor: Rádio Guaíba

Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM

Botão Voltar ao topo