Maximiliano de Almeida apresenta aumento de casos suspeitos de dengue
A Prefeitura de Maximiliano de Almeida, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as orientações sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do foco da dengue, diante do aumento de casos suspeitos nos últimos dias.
Agentes de fiscalização pedem a colaboração dos moradores para que façam a sua parte, para combater o mosquito, Aedes aegypti. A melhor forma de prevenção contra o mosquito é evitando sua proliferação. O combate pode ser feito através da eliminação de objetos que acumulem água, que são potenciais criadouros, e da manutenção correta dos recipientes que armazenam o líquido, como caixas d’água. Para isso, vistoriar a casa e o quintal semanalmente é muito importante.
De acordo com a comunidade médica, a dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave, através da Dengue Hemorrágica. Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem:
DENGUE CLÁSSICA: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar, perda de apetite, náuseas, vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções no tórax e membros superiores, moleza, dor no corpo, dores nos ossos e articulações.
DENGUE HEMORRÁGICA: dores abdominais fortes, vômitos persistentes, pele pálida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação, confusão mental, sede excessiva, boca seca, pulso rápido, dificuldade respiratória, perda de consciência. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.
Diante disso, a prefeitura alerta para os cuidados básicos, e afirma que suas equipes também estão intensificando os cuidados para evitar o mosquito, mas é fundamental que o serviço seja integrado com a população.
Para mais informações ou denúncias: 📞 (54) 3397-1313 📞(54) 9937-1166 ou acesse Ouvidoria pelo site.
Fonte: Prefeitura de Maximiliano de Almeida