DestaqueRural

Massa de ar frio avança: alerta para geadas nas próximas noites

Durante esta semana, está previsto o avanço de uma massa de ar frio na região sul do país, seguindo a passagem de um recente ciclone extratropical. A chegada desse sistema meteorológico é esperada para desencadear precipitações, incluindo tempestades com um elevado potencial para granizo e ventos fortes.

Condições para geadas no dia 28 de setembro entre as 06 e 09 da manhã no horário de Brasília.

Tons mais claros representam maiores condições para ocorrência do fenômeno. Fonte: Agrotempo.

Um dos aspectos mais notáveis da progressão deste ciclone é a iminente chegada de ar frio, previsto para alcançar a fronteira sul já nas primeiras horas da madrugada de quarta-feira (27). Esse ar gélido será impulsionado, sobretudo, pela região central do continente, incluindo o norte da Argentina, Paraguai e Bolívia, avançando em direção ao sul do Mato Grosso do Sul na primeira metade de quarta-feira.

No sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas deverão cair de 39°C na tarde de terça-feira (26) para cerca de 18°C nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (27). Essa mesma condição é prevista para a região ao norte do Paraná.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

No Paraguai, o cenário é ainda mais extremo, com temperaturas que devem superar os 41°C na tarde de terça-feira na capital Assunção, para, em seguida, despencar para aproximadamente 13°C nas primeiras horas da manhã de quarta-feira. Uma diferença impressionante de 28°C em menos de 24 horas.

Até onde se estende a influência do ar frio?

Conforme o ciclone avança em direção ao oceano, a massa de ar frio também segue essa trajetória. Portanto, as temperaturas devem despencar em áreas do leste do Brasil, abrangendo regiões como o leste de Santa Catarina, leste do Paraná, litoral Paulista, Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, Espírito Santo e chegando até o sul da Bahia.

Embora os termômetros continuem registrando altas temperaturas nas regiões centrais do país, é previsto que, até o final do mês, as condições de chuva se intensifiquem nesses locais. Isso tende a aliviar pontualmente o calor intenso e favorecer as operações de semeadura da safra 2023/24.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete.

Autor: Agrolink
#destaquenews #rural #agricultura #agroépop

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo