
O ex-presidente Lula (PT) será convidado de honra no evento de encerramento do congresso da Força Sindical, a ser realizado na quarta-feira (8). Ele falará na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo.
No evento, realizado uma vez a cada quatro anos, Miguel Torres será oficializado como presidente da Força. Ele substitui Paulinho da Força, presidente do Solidariedade.
A Força é uma das centrais sindicais que fizeram reunião com Geraldo Alckmin (de saída do PSDB) na segunda-feira (29) e que têm incentivado a formação de uma chapa presidencial encabeçada pelo petista com o tucano como vice.
No encontro, definido por Alckmin como histórico, o ex-governador disse que se preparava para ser candidato a governador de São Paulo novamente, mas que surgiu a “hipótese federal, que caminha”.
Ele também afirmou que o Brasil precisa de acordos e coligações, e citou o acerto a partir do qual Olaf Scholz, do SPD, foi escolhido como sucessor da primeira-ministra Angela Merkel, CDU.
O social-democrata SPD, os liberais do FDP e os ambientalistas do Verde se uniram em torno de Scholz, esquerdista, que assumirá o posto que nos últimos 16 anos foi ocupado por uma conservadora, em transição que se desenha pacífica.
A leitura do contexto político da Alemanha soou aos líderes sindicais como referência positiva à possibilidade de ser vice do petista.
Autor: Folha UOL