ClimaGeral

Leite reforça alerta para ciclone no RS e pede que população evite sair de casa em áreas de maior risco

Em vídeo publicado nas redes sociais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite reforçou o alerta meteorológico que aponta riscos diante da formação de um ciclone extratropical no Estado nesta sexta-feira, 7.

Durante a gravação feita no Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o governador pediu que a população evite sair de casa, especialmente entre o final da tarde e o início da noite, quando o fenômeno deve se deslocar pelo território gaúcho.

Leite orientou que as pessoas procurem locais seguros e não se exponham a riscos desnecessários, diante da previsão de ventos fortes, chuva volumosa e temporais.

“Nao há expectativa de enchentes e inundações de grandes proporções, mas serão volumes de chuva consideráveis que, em algumas localidades, em rios com características menores, esse volume pode acabar trazendo transtornos”, alerta.

Leite destacou ainda que a Defesa Civil estadual está com o plano de contingência acionado, com mobilização de equipes em todo o Rio Grande do Sul e articulação com outros órgãos, como a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e as concessionárias de energia elétrica e saneamento.

Regiões em alerta

Nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste, há uma condição de tempestades mais severas, com ventos acima de 100 km/h de maneira generalizada, com potencial para tornados nessas regiões.

Os acumulados oscilam entre 60 e 100 mm/dia, podendo atingir os 150 mm/dia na região Central e no Litoral Norte. Esses acumulados devem ocorrer em um período de 6 a 12h. Nas demais regiões, os volumes variam entre 10 e 80 mm/dia.

As rajadas de vento oscilam entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte, e áreas próximas da Costa Doce e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Na madrugada e manhã de sábado, 8, a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, Litoral Norte e Médio, e na RMPOA, com acumulados variando entre 30 e 60 mm/dia.

As rajadas de vento ainda persistem, variando entre 50 e 85 km/h, podendo chegar aos 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte, Costa Doce, RMPOA, Nordeste e parte do Sul especialmente na madrugada e manhã.
A tendência é que, no domingo, 9, uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável em todo o território gaúcho, com presença de sol e variação de nebulosidade.

Autor: Correio do Povo Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo