Polícia

Justiça termina perícia em Adélio; decisão sobre soltura sai em 30 dias

Homem que esfaqueou Bolsonaro em 2018 pode receber liberdade caso seja comprovado que não oferece mais risco

A Justiça Federal concluiu, nesta segunda-feira, uma perícia médica em Adélio Bispo de Oliveira, responsável por esfaquear o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. O resultado do exame deve ser divulgado em até 30 dias. Se for constatado que não oferece riscos à sociedade, Adélio vai ser libertado.

Adélio está internado na penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, desde o atentado a Bolsonaro. Ele teve diagnosticado transtorno delirante permanente-paranoide — quando o paciente não consegue diferenciar fatos criados pela própria mente do que é real —, e recebe tratamento psiquiátrico no presídio.

Se a perícia decidir pela liberdade de Adélio, ele não vai sofrer outras sanções. Contudo, vai precisar ser avaliado de tempos em tempos para verificação de alguma possível piora no estado mental.

Adélio Bispo de Oliveira recebeu absolvição imprópria do juiz federal Bruno Savino em 14 de junho de 2019. Esse é um dispositivo que pode ser aplicado aos réus considerados inimputáveis. O réu não é sentenciado a uma pena, mas deve cumprir medida de segurança. No caso de Adélio, a prisão preventiva se converteu em internação.

A Polícia Federal abriu dois inquéritos sobre o caso. No primeiro deles, sobre as circunstâncias do crime, concluiu que Adélio agiu por motivação política, mas que ele sofria de distúrbio mental. No segundo, a investigação buscou saber se havia um mandante do atentado. O inquérito chegou à conclusão de que não houve participação de terceiros, mas a investigação, reaberta no ano passado, segue em curso.

Autor: Rádio Guaíba

Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM

Botão Voltar ao topo