A um ano dos Jogos Olímpicos Paris 2024, o grupo que representará o Brasil nos Olimpíadas vai se tornando cada vez maior: dos 32 esportes que estão no programa olímpico para a edição de 2024, brasileiros já estão garantidos em oito.
Vale lembrar que algumas vagas são dadas ao país, e não ao atleta em si. Por isso, alguns esportes ainda não tem o nome daqueles que efetivamente irão disputar as Olimpíadas.
Os atletas nominalmente classificados, até o momento, são Daniel Nascimento, maratonista; Caio Bonfim e Érica Sena, que competirão na marcha atlética; e Tatiana Weston-Webb, do surfe.
Modalidade estreante em Tóquio, nos Jogos de 2020 (disputados em 2021 por conta da pandemia), o surfe deu ao Brasil um ouro, com Ítalo Ferreira, mas a categoria feminina não teve brasileiras do pódio. Weston-Webb chegou a disputar.
Enquanto isso, Ingrid Oliveira e Isaac Souza conseguiram se classificar entre as oito melhores do mundial de saltos ornamentais e estão com a vaga garantida em Paris.
Há, também, as vagas conquistadas por país. A definição pode ser feita por ranking ou por convocação, como o rúgbi sevens feminino e o futebol feminino.
O ciclismo BMX feminino e o tiro esportivo — prova de pistola de ar 10m masculina — também terão vagas garantidas para o Brasil. As confederações irão estabelecer os critérios para o preenchimento dessas vagas.
No atletismo, o arremesso do peso masculino e os 400m rasos masculino também estão dentro do índice de classificação olímpico e devem confirmar vagas em breve.
(*Estagiária, sob supervisão de Luccas Oliveira)
Autor: CNN Brasil
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER