ClimaDestaque

Instabilidade ganha força com chuva em mais cidades e temporais isolados

Machadinho
Scattered Clouds
17
29º – 17º
82%
3.61 km/h
29
qua
23
qui
17
sex
14
sáb
16
dom
Max. de Almeida
Scattered Clouds
16
28º – 16º
85%
3.57 km/h
28
qua
21
qui
16
sex
13
sáb
16
dom
 

Uma massa de ar quente, úmido e instável cobre atualmente o Rio Grande do Sul, o que traz instabilidade isolada em pontos do estado e que tende a se intensificar durante esta quarta-feira com chuva em maior número de cidades e forte em algumas, adverte a MetSul Meteorologia.

Livramento (foto) terá uma quarta-feira de forte instabilidade | FABIAN RIBEIRO/ARQUIVO

Esta terça-feira foi de calor ou abafamento em várias regiões do estado. No interior, estações indicaram máximas de 31,6ºC em São Paulo das Missões; 31,2ºC em Três Coroas; 31,1ºC em Porto Vera Cruz; 30,9ºC em Doutor Maurício Cardoso; 30,8ºC em Riozinho; e 30,5ºC em Santa Rosa e Porto Xavier. Em Porto Alegre, na maioria do bairros as máximas ficaram entre 27ºC e 28ºC com abafamento devido à nebulosidade.

Nesta noite de terça, o ar quente e úmido traz chuva em pontos do Oeste, Centro, Sul e Campanha. Em algumas localidades, ocorrem pancadas fortes com raios e risco de granizo muito isolado.

A instabilidade atua nesta quarta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul com chuva na maior parte dos municípios no decorrer do dia, alimentada pelo ar quente tropical.

No Oeste e no Sul, por uma frente fria que se organiza, a chuva é mais persistente e por vezes forte com trovoadas e possibilidade de temporais isolados. Nas demais regiões, a chuva é mais irregular e não alcança todas as cidades, mas, isoladamente, pode ter chuva forte com trovoadas.

Na Metade Norte do estado, inclusive, o sol deve aparecer em vários municípios, sobretudo à tarde, com calor. Máximas ao redor de 30ºC são possíveis no Noroeste, Alto Uruguai e nos vales.

Na quinta-feira, por sua vez, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, impulsionada por massa de ar frio, e leva chuva a todas as regiões, exceto áreas da fronteira com o Uruguai.

No decorrer do dia, com a frente na Metade Norte, o tempo melhora e abre no Oeste e no Sul. Ao se deslocar pelo estado, o sistema frontal pode provocar chuva localmente forte com trovoadas e alguns temporais isolados.

Em Porto Alegre e região, a possibilidade de chover aumenta na capital nesta quarta, mas se ocorrer instabilidade será passageira e a tarde será quente e abafada com aberturas. Já a quinta-feira, porém, deve ser o dia com mais chuva na cidade, quando a precipitação por vezes poderá ser moderada a forte com trovoadas pela chegada da frente fria.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo