ClimaDestaque

Instabilidade aumenta no Sul do Brasil com chuva e temporais isolados

Machadinho
Scattered Clouds
19
30º – 19º
67%
1.03 km/h
30
qua
21
qui
29
sex
32
sáb
31
dom
Max. de Almeida
Scattered Clouds
19
31º – 19º
69%
0.81 km/h
31
qua
21
qui
28
sex
31
sáb
31
dom

 

Chuva e temporais isolados no Sul do Brasil estão na previsão com o aumento previsto da instabilidade na região | EDERSON TEIXEIRA/ARQUIVO

A MetSul Meteorologia adverte que a instabilidade deve aumentar no Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira com a chuva atingindo áreas também de Santa Catarina e do Paraná, além do Rio Grande do Sul, onde o tempo mudou ainda durante a manhã da segunda-feira a partir do Oeste.

Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical atua neste momento sobre o Sul do Brasil com maior instabilidade no território gaúcho, entretanto nesta segunda metade da semana a atmosfera tende a se tornar instável também nos estados catarinense e paranaense.

A chuva acumulada desde ontem no Rio Grande do Sul, de acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, e com dados até o fim da tarde desta terça, somava 83 mm em Uruguaiana, 47 mm em Quaraí, 36 mm em Livramento, 10 mm em Alegrete, 9 mm em São Gabriel, e 8 mm em Bagé e no Chuí.

Os dados refletem o que já era esperado, uma vez que a MetSul Meteorologia projetava que a chuva no momento inicial deste período de instabilidade se concentraria mais no Oeste e no Sul gaúcho com os acumulados mais expressivos e localmente elevados no Oeste do estado.

A partir desta quarta-feira, entretanto, espera-se um aumento da instabilidade sobre o Sul do Brasil, o que vai levar a chuva a um maior número de localidades, apesar de que as precipitações devem seguir irregulares e mal distribuídas, com pouco ou nada de chuva em diferentes localidades.

Nesta quarta, a chuva já atinge pontos do Centro para o Oeste gaúcho durante a manhã e da tarde para a noite ocorrem pancadas isoladas de chuva em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Uma vez que a chuva será irregular, não chega a chover em todas as cidades. Isoladamente, a chuva pode ser forte.

Na quinta-feira, a instabilidade aumenta consideravelmente nos três estados do Sul. Em muito locais, a chuva já ocorre de manhã na quinta, mas chove em número maior de pontos da tarde para a noite. A instabilidade maior deve se dar entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná com alto risco de chuva localmente forte a intensa.

O cenário se repete na sexta com chuva em grande número de localidades dos três estados do Sul. A instabilidade outra vez será maior da tarde para a noite devido ao aquecimento diurno, embora já chova de manhã em alguns locais.

Onde vai chover mais e menos

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que haverá grande variabilidade de volumes de um local para o outro no Sul do Brasil com acumulados de precipitação baixos em diferentes localidades e altos em outros que podem ter a média de chuva do mês inteiro em poucos dias.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo de alta resolução WRF da MetSul até 9h da manhã de sexta em que se observa que os maiores acumulados devem se dar principalmente na Metade Oeste gaúcha e no Oeste catarinense assim como em parte do Paraná.

METSUL

Já os dois mapas abaixo mostram a tendência de chuva acumulada até 9h de sábado dos modelos alemão Icon e de referência do Centro Meteorológico Europeu em que se vê como a chuva pode passar de 50 mm em muitas áreas do Sul do Brasil com marcas de 75 mm ou mais em alguns pontos e isoladas até acima de 100 mm.

METSUL

METSUL

Todos os mapas acima podem ser consultados a qualquer hora com duas a quatro atualizações diárias pelo nosso assinante (assine clicando aqui) em nossa seção de mapas do site da MetSul Meteorologia.

Risco de temporais

A chuva desde ontem no Rio Grande do Sul veio acompanhada na esmagadora maioria dos locais sem registro de temporais, mas isso deve mudar na segunda metade desta semana à medida que a atmosfera se torna mais instável.

Há risco de temporais isolados com chuva forte a intensa, queda de granizo e mesmo rajadas de vento forte em pontos principalmente da Metade Norte gaúcha, de Santa Catarina e do Paraná.

Não é uma situação de tempo severo generalizado, mas ocorrências pontuais em localidades diversas e de forma localizada. Em se tratando de episódios isolados associados ao calor e à umidade, não há como se indicar com dias de antecedência onde ocorrerão, o que só é possível em curto prazo (nowcasting).

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo